Incentivo ao empreendedorismo
11/09/2018 12:46
Luana Vicentina

Diretor da Faperj, Maurício Guedes, participa de Aula Inaugural de empreendedorismo na PUC-Rio

Maurício Guedes. Foto: Gabriela Azevedo.

Universidades e empreendedorismo inovador foi o tema da Aula Inaugural do domínio adicional em empreendedorismo ministrada pelo diretor de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Maurício Guedes, na segunda-feira, 10. Ele abordou sobre alguns conceitos principais que norteiam todo empreendedor, como o triângulo de sábato, a triple helix e a open innovation, e que priorizam a parceria entre governos, empresas e universidades em prol do progresso científico e tecnológico para gerar inovação.

Guedes ressaltou o diferencial da PUC por incorporar disciplinas de empreendedorismo na grade curricular. Ele afirmou ainda que, frequentemente, há uma confusão entre os termos empreendedor e empresário, e explicou a diferença entre os dois.

— Existe uma diferença entre ser empreendedor e ser empresário. A importância de ser empreendedor não se limita ao processo de criar uma empresa, é bem mais do que isso. Claro que ser empreendedor é quase um pré-requisito para ser empresário. Mas é importante fazer essa distinção e ver o empreendedorismo de forma mais ampla.

Maurício Guedes ministrou a Aula Inaugural de empreendedorismo. Foto: Gabriela Azevedo.

O diretor apontou problemas no campo de pesquisas no Brasil. Para ele, é um grande desafio conseguir transformar conhecimento acadêmico em emprego e serviços inovadores. Guedes afirmou ser fundamental buscar conexões entre essas áreas para que as pessoas possam viver mais e melhor.

— O curso mais procurado na UFRJ atualmente é gastronomia. Essa é uma mudança cultural importante e tem a ver com a ideia de empreender. Esses cursos têm uma afinidade grande com o empreendedorismo e, muitas vezes, seus professores e alunos não percebem isso.

De acordo com Guedes, as expectativas de continuidade da atuação da Faperj após as eleições são positivas, principalmente em relação a retomada do crescimento econômico no Estado. Para ele, o momento atual do Brasil é de desilusão e o país está dividido.

— Nós temos uma quantidade de universidades e instituições de pesquisa no Rio de Janeiro, como a PUC, de altíssimo nível, e precisamos incentivar nossos jovens mestrandos e doutorandos a considerar empreender em startups como uma opção relevante de carreira.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento