Direito inaugura novas instalações de Pós-graduação e Pesquisa
10/05/2022 15:40
Kecila Barcelos

Professor Ségio Bermudas financiou a obra do novo espaço e foi homenagiado na cerimônia

Decanos, professores e vice-reitores acompanharam a homenagem ao professor Sérgio Bermudes
O Departamento de Direito da Universidade inaugurou no dia 4 de maio as novas instalações de Pós-graduação e Pesquisa no 5º andar da Ala Frings. Cerca de 20 pessoas participaram da cerimônia, entre o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., os vice-reitores, decanos, a diretora do departamento, professora Caitlin Sampaio Mulholland e outros professores, funcionários e alunos. A celebração foi aberta pelo Reitor, que agradeceu a participação de todos, principalmente a do professor Sérgio Bermudes, que foi o patrocinador da obra. Juntos, padre Josafá e o professor Bermudes puxaram a cortina para apresentar a placa principal, na parede ao lado da secretaria do Instituto de Direito.

Placa principal das Instalações de Pós-graduação e Pesquisa do Departamento de Direito
São duas secretarias, uma sala de reunião, três salas de aula e uma copa. Duas das salas de aula também receberam placas em homenagem a professores. Uma recebeu o nome do contribuinte da obra, professor Sérgio Bermudes, a outra foi nomeada de Celso Renato Duvivier de A. Mello, professor do departamento de direito que morreu em 2005. As obras começaram em dezembro de 2018 e terminaram dois anos depois. Em março de 2020, após uma semana de uso, as aulas presenciais foram suspensas por causa da Covid-19 e somente este ano a inauguração pôde finalmente ocorrer.

Padre Josafá Carlos de Siqueira e professor Sérgio Bermudes descerraram a placa das novas instalações do Departamento de Direito
No percurso guiado pelo ambiente, o decano do Centro de Ciências Sociais (CCS) e ex-diretor do departamento, professor Francisco de Guimaraens, foi o primeiro a tomar a palavra na Sala Professor Sérgio Bermudes. Ele relembrou como foi o processo para incluir mais um programa de pós-graduação no curso e quais foram as articulações necessárias para a efetivação do projeto.

“A professora Thamis Dalsenter, inspirada pela professora Maria Celina, levou ao departamento a ideia de criação do curso de mestrado profissional em direito civil. E era consenso de que para o projeto ir adiante era necessário criar instalações maiores. Houve muitas conversas que levaram a esse espaço. A primeira delas foi com a professora Daniela Vargas. Depois levei até o padre Josafá e ele sugeriu que conversássemos com o professor Sérgio, que generosamente prestou esta contribuição”, afirmou.

Decano e ex-diretor do Departamento de Direito, professor Francisco Guimaraens, e a diretora do departamento, professora Caitlin Sampaio Mulholland

Em seu discurso, a diretora do departamento, professora Caitlin Sampaio Mulholland,  explicou como as novas salas são equipadas e quais são os próximos planos para a melhoria do espaço. Caitlin relembrou quando os programas de pós-graduação em direito foram implantados na PUC-Rio.

“Nós temos dois programas: o acadêmico, que tem mestrado e doutorado. O mestrado foi inaugurado em 1972, e o atual doutorado, em 1999. E o outro programa é o mestrado profissional, que começou em 2020. O mobiliário agora é mais condizente com o programa de pós. As salas têm ar-condicionado e quadro de vidro. No futuro, planejamos colocar equipamentos para transmitir aulas de forma híbrida para atender melhor os alunos”, afirmou. 

A mudança foi benéfica principalmente para os estudantes, que até ganharam armários próprios no novo local. A aluna de doutorado Luísa Vanessa Carneiro da Costa, de 28 anos, disse que o acolhimento e o diálogo gerados por um ambiente bem-estruturado influenciam positivamente no desempenho dos alunos.

“Eu percebi que, com a mudança, o ambiente aqui se tornou mais acolhedor. E este acolhimento que sentimos faz com que sejamos mais criativos. Se nós estamos em um ambiente mais confortável, automaticamente conseguimos fluir melhor, pensar melhor. Isto favoreceu a troca do diálogo e das relações entre alunos e professores", pontuou a estudante.

A criação das novas instalações também gerou outros projetos que ainda estão sendo escritos e formulados pelo departamento. A área usada antes pelos mestrandos e doutorandos, no 7º andar da Ala Frings será remodelada para ser ocupada apenas por gabinetes de professores e salas de reunião. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro