Terminar o semestre agradecendo
30/07/2020 21:27
Editor Chefe

Reitor fala sobre os desafios impostos e os esforços da comunidade no primeiro semestre

      Apesar dos momentos difíceis em que vivemos, não podemos deixar de sublinhar que encerramos o primeiro semestre letivo de 2020 na PUC-Rio com uma robustez de quem completa 80 anos de história. Os esforços da comunidade acadêmica, incluindo os gestores, docentes, discentes e funcionários, devem ser lembrados com agradecimentos, pois graças às respostas imediatas, na adaptação às novas ferramentas do ensino online, ao desejo de aprender com os desafios impostos pelas novas circunstâncias e ao espírito de pertencimento institucional, conseguimos concluir os nossos compromissos acadêmicos.

      Embora cansados com o excesso de trabalho, perplexos com tudo que está ocorrendo no mundo e no Brasil, conseguimos completar a corrida dos objetivos que assumimos com determinação e muita fé. Como ocorreu em outras épocas ao logo da história da Universidade, estamos respondendo com sabedoria aos desafios do dia a dia, sempre de maneira colegiada, competente e fraterna, respeitando pessoas, processos e circunstâncias. Mesmo com alguns limites quanto à comunicação remota, são louváveis as iniciativas criativas e comprometidas das inúmeras lives, conferências, palestras, reuniões etc., ora voltadas para os problemas de rotina da Universidade, ora para os debates de temáticas sociais, culturais e científicas de interesse da sociedade.

      Academicamente, dos mais de 10 mil alunos de graduação, tivemos quase 3 mil turmas de graduação e 575 alunos habilitados à formatura. Nos programas de pós-graduação stricto sensu, mantivemos os 27 programas, com 104 defesas de doutorado e 189 de mestrado. Nos sete programas de mestrado profissional, tivemos 233 alunos e 25 defesas. Se olharmos os cursos de pós-graduação lato sensu, coordenados pela CCE, foram 226 cursos, com 2.437 alunos. Nos 138 cursos de extensão, contamos com 4.429 alunos. Dos 68 eventos da CCE, quase 12 mil pessoas participaram. Todos estes números revelam a solidez de nossa Universidade e, mesmo diante dos transtornos da pandemia, conseguimos dar respostas aos desafios e às demandas.

      Administrativamente, também não foi diferente, pois, mesmo diante da perda de receitas, conseguimos terminar o semestre honrando os nossos compromissos trabalhistas, reduzindo despesas, buscando alternativas sustentáveis e programando para enfrentar os desafios futuros. Comunitariamente, além das inúmeras atividades com os alunos, mesas de negociação, avaliação e revisão dos pedidos de bolsas e participação em projetos de ajuda humanitária, apoiamos as campanhas de inclusão digital, com a colaboração de professores, amigos e benfeitores.

      Queremos agradecer a Deus, que tem olhado com carinho para a PUC-Rio ao longo de sua história, e, de maneira particular, a todos vocês que integram a comunidade educativa de nossa Universidade, pela solidariedade, apoio e colaboração em gestos, palavras e ações. Nosso profundo agradecimento, na esperança de podermos continuar no segundo semestre de 2020, contando com a união fraterna de todos, em prol de nossa missão como educadores.

                            Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J – Reitor da PUC-Rio

 

          

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil