Nova liderança jovem
12/12/2018 11:39
Nicole Polo

DCE e CAs da PUC-Rio tomam posse em reunião na Sala do Conselho. Os dirigentes dos diretórios representarão os alunos durante o ano de 2019

A cerimônia de posse das chapas estudantis vitoriosas nas eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), para o Centros Acadêmicos (CAs) e para a Associação de Pós-Graduação da PUC-Rio (APG) ocorreu na segunda-feira, 10, na Sala do Conselho Universitário.  Na ocasião, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, parabenizaram os alunos envolvidos no processo democrático. A eleição estudantil desse ano teve a participação de 20% dos alunos da PUC-Rio, a maior já registrada.

O Reitor destacou o momento de transição do governo brasileiro atual exige atenção por parte de alunos e pediu a colaboração dos estudantes eleitos no processo de mudança. Ele ainda afirmou que o alunato deve prezar pela imagem da PUC-Rio, por isso a menção da Universidade deve ser feita com cautela.

- Eu acho que a PUC soube, apesar de todas as dificuldades, resolver os problemas internos. Mas estamos entrando em uma fase desconhecida e precisamos estar sempre em diálogo. O momento vai exigir saber dialogar.

padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Foto:Gabriela Azevedo

O Vice-Reitor confessou que, mesmo com as divergências, a relação entre a instituição e os centros acadêmicos é eficiente. Professor Augusto também declarou que, neste momento de transição de governo, é necessário saber lidar com as situações. Ele afirmou ainda que gostaria que mais alunos participassem ativamente do processo eleitoral estudantil.

Os integrantes da chapa Bruta Flor, eleita para o DCE, disseram ter ficado preocupados com a pouca participação dos estudantes da PUC nas eleições estudantis, mas que pretendem mudar isso durante a gestão. Eles ainda anunciaram o compromisso com a visibilidade e o apoio às minorias dentro da instituição.  

DCE (Gabriela Azevedo)

 
As chapas eleitas foram: Associação de Pós-Graduação: 15-Esperança; DCE: 19-Bruta Flor; C.A. de Administração (CAAD): 20-CAAD 2019; C.A. de Comunicação Social (CACOS): 21-Integra; C.A. de Ciências Sociais (CASOC): 22-Única; C.A. de História (CAHIS): 23-Olga Benário; Conselho Representativo dos Alunos de Artes (CRAA): 24-Ubuntu; C.A. de Serviço Social: 25-Só a luta muda a vida; C.A. de Arquitetura e Urbanismo: 26-CAAU; C.A. de Filosofia (CAFIL): 27-Amantes da Vida; C.A. de Letras: 28-CMJ (Carolina Maria de Jesus); C.A. de Psicologia: 29-Nise da Silveira; D.A. de Química e Engenharia Química (DAQEQ): 30-DAQEQ; C.A. de Relações Internacionais (CARI): 31-Urucum; D.A. Adhemar Fonseca (DAAF): 32-Aliados; C.A. de Ciências Biológicas (CABIO): 38-Darwin; C.A. de Geografia (GNAISSE): 39-Geotifa; C.A. de Economia (CAECO): 43-Dionísio Dias Carneiro; C.A. de Artes Cênicas: 44-Chaparte; C.A. Eduardo Lustosa (CAEL): 45-Tamo Junto.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento