Fé e esperança na Semana da Felicidade
18/03/2019 17:50
Paula Veiga

Palestras, atividades e exposição compõem a programação

 

Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, dá boas-vindas. Foto: Maloni Cuerci

A semana da Felicidade foi aberta com os cumprimentos do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e da idealizadora do Programa Equilibrium, a psicóloga Patricia Magacho. Ela disse que a realização da semana foi inspirada pelo Dia Internacional da Felicidade, 20 de março. O professor Augusto Sampaio debateu sobre temas como gratidão, a tragédia de Suzano, deep e dark web.

- Somos escravos do consumo, dos eventos. O tempo todo somos reféns do celular. O dia de hoje é para darmos uma paradinha. Pensarmos em como aproveitar a vida. Devemos olhar para dentro de nós e perguntarmos: será que percebemos as coisas boas que temos?

A programação é composta por palestras diárias, organizadas no Anfiteatro Junito Brandão. Patricia disse que o desejo da equipe que organizou a semana é que ela abra com fé e feche com esperança. A psicóloga explicou que o encontro foi estruturado a partir das dez chaves da felicidade, pesquisa desenvolvida por um grupo de psicólogos: exercício, relações, atenção, doação, aprendizado, propósito, emoções positivas, direção, resiliência e aceitação. Até sexta-feira, o público pode conhecer um pouco mais sobre o assunto na exposição 10 Chaves para uma Vida mais Feliz, no Edifício Cardeal Leme.

A primeira palestra da Semana da Felicidade foi com o Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padre Alexandre Paciolli. No início da fala, ele traçou uma reflexão sobre o que é felicidade.

- Estamos na cultura da superficialidade, há alunos guiados pela inércia. É preciso de uma meta que dê um sentido ao próprio existir. Pergunte se sua vida está destinada a uma empresa gloriosa ou humilde. As pessoas entram na zona de conforto, uma espécie de labirinto que as fecha no egoísmo. Com a experiência de sair desse labirinto, se colocar em uma empresa, eu posso ser feliz fazendo o outro feliz.

A Semana da Felicidade termina na sexta-feira,22, com o debate Transformando Suor em Ouro, ministrado pelo técnico de vôlei Bernardinho. A programação do dia encerrou com o Coral da PUC-Rio que interpretou três cações: Vira, Virou, de Kleiton Kledir, What a Wonderful World, de Bob Thiele e George Weiss, e Brasil Pandeiro, de Assis Valente

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento