Campanha Descarte Correto é lançada na Universidade
03/04/2019 18:22
Luana Vicentina

A campanha de conscientização foi desenvolvida pelo NIMA e pela Agência.com, do Comunicar  

Com o objetivo de melhorar a qualidade do descarte de resíduos na Universidade e promover um modelo de reciclagem efetiva, a Campanha Descarte Correto foi lançada oficialmente na terça-feira, 2, no Anfiteatro Junito Brandão. Entre as novidades, a redução da quantidade de lixeiras e a padronização delas.

Padre Josafá Siqueira,S.J., Luiz Felipe Guanaes e Lilian Saback. Foto: Maloni Cuerci

Em 2015, 27 tipos de diferentes caixas estavam distribuídas em 244 pontos da Universidade. Para o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a substituição do modelo multi-seletivo de coleta (com quatro depósitos coloridos, cada um referente a um material) pelo novo padrão de cores referentes a dois fluxos (azul para resíduos recicláveis e cinza para o lixo comum) é uma alternativa prática, acessível e não utópica.

— Duas unidades condizem muito mais com a realidade. É evidente que um projeto original é sempre uma utopia muito grande ao achar que as pessoas vão desenvolver hábitos corretos, isso não acontece dentro nem fora da Universidade. A proposta visa dar uma resposta saudável para essa preocupação ambiental e concretiza as propostas apresentadas pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’. É uma ação pequena e multiplicadora.

Padre Josafá Siqueira, S.J. Foto: Maloni Cuerci

De acordo com a supervisora técnica do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), Melissa Casacchi, das 50 toneladas de lixo produzidas no campus, quatro toneladas são de elementos potencialmente recicláveis que não são aproveitados por estarem contaminados com matéria orgânica. Copos sujos de açaí, recipientes com restos de comida e guardanapos usados são alguns exemplos dos itens que podem corromper toda a coleta se depositados no container errado.

Para o diretor do NIMA, professor Luiz Felipe Guanaes, além do forte impacto ambiental, existe um fundo pedagógico por trás do projeto. Ele considera importante que os alunos se engajem na articulação e procurem desenvolvê-la para além dos muros da PUC-Rio.

— É interessante para a Universidade que o aluno descarte o lixo de forma correta, para uma futura reciclagem, mas além disso, a semente que é plantada nas pessoas é essencial. Os estudantes podem levar essa ideia para casa, para o trabalho, para outros lugares.

A campanha de conscientização, que será realizada tanto no espaço físico como na plataforma on-line, foi desenvolvida por meio da parceria entre o NIMA e a Agência.com, do Comunicar. A coordenadora da Agência.com, professora Cristina Bravo, do Departamento de Comunicação Social, explicou como a narrativa de divulgação foi construída, após pesquisas feitas em conjunto com os realizadores da parte técnica da iniciativa.

— O protagonista é o coletor, o sistema mudou e, agora, funciona com uma simplificação tremenda. Os interlocutores com a comunidade PUC serão os próprios resíduos, que explicam como eles devem ser tratados. Muitas vezes, esquecemos que o descarte faz parte do nosso consumo.

Cristina Bravo. Foto: Maloni Cuerci

Para saber mais sobre a Campanha Descarte Correto e as novas práticas, as informações estão disponíveis no site do Nima (www.nima.puc-rio.br).

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro