Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo é inaugurado
04/04/2019 13:45
Juan Pablo Rey

Workshop marca a inauguração do laboratório que abriga o primeiro equipamento USF-2000A da América Latina

A máquina USF-2000A foi testada após o workshop. Foto: Amanda Dutra

O Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC) da PUC-Rio foi inaugurado na terça-feira, 2. Montado no Edifício Cardeal Leme, o LABFADAC será o primeiro da América do Sul a ter o equipamento USF-2000A, utilizado para ensaios ultrassônicos de fadigas em materiais estruturais e biomédicos. O workshop “Além dos 10E7 Ciclos: novo conceito em fadiga”, realizado no Auditório do IAG, marcou a abertura do laboratório.

A reunião foi realizada em parceria do Centro Técnico Científico (CTC) com a Eneva, empresa que atua no setor de energia elétrica, e a Shimadzu, companhia desenvolvedora da máquina. O coordenador do LABFADAC, professor Marcus Venicius Pereira, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM), ressaltou a importância de ter um equipamento como o USF2000-A na Universidade.

- É o primeiro em toda a América Latina. Criamos um núcleo de referência na área. Várias pessoas de grandes empresas privadas compareceram ao workshop e já iniciaram conversas paralelas sobre utilizarmos a máquina para o desenvolvimento de produtos. O equipamento, investimento de US$250 mil dólares, permite fazer em seis dias ensaios que antes eram preciso seis anos.

O coordenador do LABFADAC, professor Marcos Venicius Santana. Foto: Amanda Dutra

O LABFADAC desenvolve pesquisas científicas e tecnológicas em materiais selecionados para aplicações em regimes de longa vida em fadiga, considerada a falha mais comum na engenharia. As indústrias automotiva, ferroviária e aeroespacial são exemplos de setores que utilizam componentes que sofrem fadiga de altíssimo ciclo e poderão ser submetidas a testes ultrassônicos graças ao novo equipamento.

- Fadiga é uma falha em que temos um processo no qual o material sofre um dano, gerando um defeito chamado trinca, uma fratura localizada. Esta continua se propagando até ocorrer a fratura total do componente mecânico. A fadiga está associada ao número de repetições que existem naquele carregamento, chamadas de ciclo. – explica Pereira.

Durante o workshop, representantes da Eneva, parceira desde 2017 da PUC-Rio no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANEEL, e da Shimadzu apresentaram projetos e destacaram a parceria com a Universidade. O Decano do CTC, professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello, destacou a relevância da inauguração do laboratório e as parcerias que foram estabelecidas para a montagem do LABFADAC. 

- Quero sublinhar a importância desse tipo de parceria para a Universidade. É isso que mantém a nossa infraestrutura de pesquisa e garante nossa excelência. Desejo que seja o começo de uma grande parceria para os próximos anos.

Público do workshop teve a oportunidade de ver o funcionamento da máquina de perto. Foto: Amanda Dutra

O diretor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, professor Eduardo Brocchi, lembrou brevemente a história do Departamento. O DEQM foi criado em 2015 após a incorporação do curso de Engenharia Química, até então sem departamento, ao Departamento de Engenharia de Materiais. Após o término dos seminários, o público do workshop foi convidado a conhecer o novo laboratório e conferir o funcionamento da máquina de perto.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro