Ux Writing: escolha simples e objetiva
12/06/2019 16:06
Tatiana Abreu

Jornalista explica em palestra o estudo de palavras e expressões para produtos digitais

Especialista em informação para a mídia digital e padronização de informações, o jornalista Bruno Rodrigues ministrou palestra sobre Ux writing, no dia 3. O Ux writing é o estudo da escolha de palavras, expressões e frases para produtos digitais e teve origem no Web writing, que é a redação para sites, portais e mídias sociais. Segundo Rodrigues, é preciso estudar o comportamento do usuário e indagar “Por que as pessoas gostam ou não da informação?”.  

A partir dos anos 1990, a interatividade começou a revolucionar a relação do usuário e da informação e, assinalou o jornalista, por meio da usabilidade o usuário é testado na relação com a informação. Após estudar por 20 anos o Web writing, Rodrigues pesquisa há três Ux writing em conjunto com a padronização de informações para buscar uma língua em comum. O especialista se surpreendeu com a ferocidade no consumo de informação por causa dos smartphones.

- Nesta interface, não queremos mais textos corridos. Queremos um raciocínio que pode ser uma estrutura de texto em itens apenas com dados relevantes. Nós temos várias fontes e plataformas a nossa disposição. E o Ux writing quer entregar a informação da maneira mais simples e objetiva possível.

Jornalista Bruno Rodrigues. Foto: Amanda Dutra.


O jornalista desenvolveu a teoria do T, de conteúdo, em que a parte vertical da letra significa construção de conhecimento, ao associar a informação de página a página de acordo com o interesse. A parte horizontal do T é o usuário que consome informação em público ou na rua, e tem menos interesse em criar conhecimento e mais dados diretos.  Rodrigues comentou que o jovem, hoje, consegue separar a leitura do que é útil para diferentes ocasiões.

- A parte vertical acontece em interfaces que permitem maior conforto e quantidade de apelo audiovisual menor, e já a parte horizontal ocorre quando há um maior apelo audiovisual que interfere no consumo

De acordo com o jornalista, as empresas passam a utilizar menos o uso de persona e mais o estudo de comportamento individual. Ele contou que, durante a pesquisa, descobriu a semântica, ou seja, o significado das palavras, e passou a tratar cada palavra como um dado. Rodrigues lembrou que dado não é sinônimo de informação, para que um dado forme uma informação, observou, é preciso ter contexto, caso contrário gera um ruído. Ele assinalou que o conhecimento é a soma das informações que terão significados diferentes e individuais, por isso o estudo do comportamento individual. 

Jornalista Bruno Rodrigues. Foto: Amanda Dutra.


Rodrigues explicou que Ux writing é uma estratégia de conteúdo que torna a comunicação cristalina, facilita a tomada de decisões e, para isso, usa as palavras utilidade e orientação. Primeiro, a pessoa deve escolher a palavra e a expressão que faça ligação direta com o modelo mental individual ou coletivo. Em um segundo momento, deve buscar orientação, que funciona como uma espécie de sinalização, para que as regras iniciais não sejam esquecidas.

- Lembro que semântica é o mergulho no universo da fala e da escrita para que se consiga recolher os padrões de palavras mais utilizadas. Muitas pessoas associam esse universo a gírias e ao regionalismo, mas é preciso fugir disso, pois não garante compreensão a longo prazo. 

O especialista destacou a união da arquitetura da informação por meio de um dicionário de vocabulário controlado, composto de termos e expressões, uma vez que a língua está sempre em atualização. Esse dicionário é considerado a alma da semântica, que auxilia na criação de diálogos para uma padronização da comunicação individual em que "a marca aprende como o consumidor fala". Da mesma forma, observou, é preciso se atualizar e perceber quando o termo não está mais adaptado àquele público. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro