O Cardeal Orani João Tempesta é novo membro da Academia Carioca de Letras
30/08/2019 12:16

O Grão-Chanceler da PUC-Rio é o primeiro Arcebispo a ser eleito para a ACL

Arcebispo do Rio tomou posse no dia 28, em cerimônia na Lapa. Foto: Divulgação da Arquidiocese 

O Grão-Chanceler da PUC-Rio e Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist, tomou posse na quarta-feira, 28, como membro da Academia Carioca de Letras, na sede da ACL, na Lapa. Dom Orani é o primeiro Arcebispo a ser eleito para a Academia.

A partir de agora, o cardeal ocupa a cadeira 10, que pertencia anteriormente à escritora e poeta Stella Leonardos, que morreu no dia 11 de junho, aos 86 anos. A indicação de Dom Orani foi feita pelo pesquisador de música brasileira Ricardo Cravo Albin, ocupante da cadeira 34.

- Chamei Dom Orani pela humildade e simplicidade, ao sair às ruas e às paróquias para ir de encontro aos pobres. Ele fez das tripas coração fornecendo comida à população de rua, acarinhando os doentes, e abençoando um a um os muitos miseráveis. E também por ser um estudioso do Patrono da Academia Carioca, o também Padre José de Anchieta – afirmou Albin.

Posse de Dom Orani na Academia Carioca de Letras. Foto: Divulgação da Arquidiocese

Na cerimônia, Dom Orani foi recebido pelo jurista e ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral, cuja cadeira é de número 40. Ele entregou ao Arcebispo do Rio de Janeiro a medalha da Comanda da Ordem do Padre José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.

Com 40 integrantes, a Academia Carioca de Letras foi fundada em 8 de abril de 1926 e, ao longo da sua existência, 142 acadêmicos já frequentaram a casa. Atualmente, a ACL é presidida pelo Doutor em Letras e mestre em Literatura, Claudio Murilo Leal.  

Mais Recentes
Cada um no seu quadrado
Casais da PUC-Rio contam como manter a dinâmica do relacionamento no isolamento social
Jovem empreendedor fez das mídias sociais uma fábrica de sonhos
Aos 28 anos, o empresário e ex-aluno da PUC-Rio Arnaldo Neto, dono da Hola Que Tal, agência especializada em ações digitais, conta a estudantes como Zico, LeBron James e Cazuza embalaram o salto profissional