Transmissão do saber
12/09/2019 12:02
Heloiza Batista

Aula Inaugural do Departamento de Educação aborda relações de ensino e aprendizagem

Apparecida Mamede. Foto: Catarina Kreischer

As dificuldades de lecionar nos dias de hoje e a importância do professor foram as temáticas principais da Aula Inaugural do Departamento de Educação, que ocorreu no dia 9 de setembro no auditório do RDC. A professora emérita Apparecida Mamede, do Departamento de Educação, propôs questões reflexivas sobre a educação para os participantes a partir do tema central da palestra Professor de Que? Uma visão 8.3 das relações recíprocas entre ensino e aprendizagem.

A pedagoga enfatizou a importância de o professor conhecer o contexto histórico das disciplinas que ele ministra e de despertar o interesse dos alunos. Segundo ela, saber a história do que se ensina facilita no aprendizado e no desempenho, o que tira o foco da didática formal. Para a professora, é essencial gostar do que faz e transmitir para os alunos o amor pela profissão.

- Focamos muito na didática e esquecemos os pressupostos. Em toda a minha história, percebi que, em cada área, se ensina de um modo diferente, pois cada aluno possui habilidades e competências distintas. Também é importante despertar o interesse, e para despertar eu devo gostar do que faço, ninguém desperta o interesse no outro sem gostar do que faz.

Aula Inaugural do Departamento de Educação. Foto: Catarina Kreischer

Apparecida comentou sobre alunos com dificuldade de aprendizagem, que trazem na bagagem escolar deficiências em determinadas áreas. Ela ressaltou a necessidade de compreender a estrutura do aluno, qual base ele recebeu e qual estrutura ele montou, e não ignorar os contratempos. Para ela, são esses elementos que dizem o se o professor está no caminho certo.

- A aprendizagem e conhecimento são estruturas, a neurociência prova exatamente isso, a base anatômica e moral. A estrutura é fundamental, são pedaços que se constroem. Quando se tem uma estrutura maior que se quebra, as outras partes se tornam estruturas. Nenhum aluno tem a estrutura que se foi possível a ele montar, as vezes possui deformações. É bom entender que não podemos ter desprezo pelo aluno que não sabe, precisamos saber qual a estrutura que ele recebeu. 

A pedagoga afirmou ter medo das mudanças e consequências que a era digital trouxe para a educação, como a ausência da figura do professor. Para Apparecida, é necessário a presença de um interlocutor, de uma influência na vida dos alunos. Ainda de acordo com ela, é necessário rever os condicionamentos e pensar em possíveis soluções que agreguem melhorias na educação.

- Estamos nos enterrando em uma nova tecnologia que tira a pessoa mais importante, que é a figura de identificação do aluno, o professor. Eu tenho medo do moderno e que a gente acabe nessa armadilha. Com disciplinas a distância, o professor vira tutor, dinamizador. A figura do professor vai para o espaço. 

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