Sintonia com a sociedade
11/10/2019 09:06
Letcia Messias

Pesquisadora analisa como emissoras tradicionais buscam sintonia com os comportamentos de consumo

A pesquisadora Cinthia D Auria fala sobre os desafios da mdia tradicional. Foto: Gabriela Callado

Gerente de conhecimento do consumidor da Rede Globo de Televiso, a pesquisadora Cinthia D’Auria afirmou, na palestra Cultura e Consumo na atualidade, segunda-feira, 1º, que emissoras tradicionais passaram a ter um novo desafio com o aumento do consumo meditico pela internet. De acordo com Cinthia, medir a audincia e entender o comportamento do pblico no contexto atual um dos grandes desafios que a grande mdia precisa enfrentar.

Cinthia trabalha na gerncia de pesquisa do projeto Sintonia com a Sociedade, na Rede Globo. Ele contou que os estudos ajudam a formar a programao da emissora a partir de uma anlise estrutural da populao brasileira. Segundo ela, a pesquisa se torna cada vez mais relevante para produzir contedo em um contexto de polarizaes no mundo.

Cada vez mais pesquisa tem um papel relevante para entender os dados, nmeros e a informao. Para tomarmos decises da maneira mais certa e, mesmo assim, passvel de erro, porque estamos em um mundo de polarizao, no s no Brasil, mas mundialmente. Dar conta de tudo isso um desafio para ns, que queremos falar com essas pessoas e criar vnculos com cada um de nossos consumidores.

Hoje, o Brasil tem 208 milhes de pessoas e 78 milhes de domiclios. Para a pesquisadora, importante pensar estes nmeros de modo a entender que existem diferentes geraes, etnias e nveis de concentrao de renda. Entre as classes sociais, ela destacou a diversidade regional e usou como exemplo a diferena entre a classe C do Rio de Janeiro e a de Salvador.

O dado uma grande riqueza, mas se essas pessoas no estiverem no centro, eles no me dizem nada. Se no entendermos quem so essas pessoas, como elas vivem e os anseios, dentro de um contexto macro e micro, no adianta. Colocar o consumidor como centro de todas as decises no fcil, porque existem vrios outros interesses dentro de uma empresa, mas cada vez mais nossa inteno estar em sintonia com essa sociedade.

O contexto macroeconmico, observou Cinthia, diz respeito a questes polticas, econmicas e sociais. O microeconmico, por outro lado, tenta analisar o comportamento do consumidor enquanto indivduo. Essas pesquisas buscam, de acordo com ela, a criao de uma identidade e aproximao com o pblico. Entre outros fatores, Cinthia destacou a pirmide etria do pas, que indica um aumento da populao de idosos no Brasil, e o consequente dilogo inter-geracional.

 O contexto est mudando to rapidamente que nossos valores, necessidades e motivaes esto tambm. Para ns um desafio acompanhar tudo isso. Assim, as palavras de ordem so: empatia e autenticidade. Estar em sintonia com os comportamentos de consumo da sociedade planejar e atender as necessidades das pessoas em um determinado contexto.

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