Sintonia com a sociedade
11/10/2019 09:06
Letícia Messias

Pesquisadora analisa como emissoras tradicionais buscam sintonia com os comportamentos de consumo

A pesquisadora Cinthia D Auria fala sobre os desafios da mídia tradicional. Foto: Gabriela Callado

Gerente de conhecimento do consumidor da Rede Globo de Televisão, a pesquisadora Cinthia D’Auria afirmou, na palestra Cultura e Consumo na atualidade, segunda-feira, 1º, que emissoras tradicionais passaram a ter um novo desafio com o aumento do consumo mediático pela internet. De acordo com Cinthia, medir a audiência e entender o comportamento do público no contexto atual é um dos grandes desafios que a grande mídia precisa enfrentar.

Cinthia trabalha na gerência de pesquisa do projeto Sintonia com a Sociedade, na Rede Globo. Ele contou que os estudos ajudam a formar a programação da emissora a partir de uma análise estrutural da população brasileira. Segundo ela, a pesquisa se torna cada vez mais relevante para produzir conteúdo em um contexto de polarizações no mundo.

Cada vez mais pesquisa tem um papel relevante para entender os dados, números e a informação. Para tomarmos decisões da maneira mais certa e, mesmo assim, é passível de erro, porque estamos em um mundo de polarização, não só no Brasil, mas mundialmente. Dar conta de tudo isso é um desafio para nós, que queremos falar com essas pessoas e criar vínculos com cada um de nossos consumidores.

Hoje, o Brasil tem 208 milhões de pessoas e 78 milhões de domicílios. Para a pesquisadora, é importante pensar estes números de modo a entender que existem diferentes gerações, etnias e níveis de concentração de renda. Entre as classes sociais, ela destacou a diversidade regional e usou como exemplo a diferença entre a classe C do Rio de Janeiro e a de Salvador.

O dado é uma grande riqueza, mas se essas pessoas não estiverem no centro, eles não me dizem nada. Se não entendermos quem são essas pessoas, como elas vivem e os anseios, dentro de um contexto macro e micro, não adianta. Colocar o consumidor como centro de todas as decisões não é fácil, porque existem vários outros interesses dentro de uma empresa, mas cada vez mais nossa intenção é estar em sintonia com essa sociedade.

O contexto macroeconômico, observou Cinthia, diz respeito a questões políticas, econômicas e sociais. O microeconômico, por outro lado, tenta analisar o comportamento do consumidor enquanto indivíduo. Essas pesquisas buscam, de acordo com ela, a criação de uma identidade e aproximação com o público. Entre outros fatores, Cinthia destacou a pirâmide etária do país, que indica um aumento da população de idosos no Brasil, e o consequente diálogo inter-geracional.

 O contexto está mudando tão rapidamente que nossos valores, necessidades e motivações estão também. Para nós é um desafio acompanhar tudo isso. Assim, as palavras de ordem são: empatia e autenticidade. Estar em sintonia com os comportamentos de consumo da sociedade é planejar e atender as necessidades das pessoas em um determinado contexto.

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