No V Seminário de Práticas Inovadoras no Ensino Superior, realizado na terça-feira, 22, o professor Joel Vieira, do Departamento de Engenharia Civil, apresentou os Projetos Integrados. A metodologia de ensino criada pelo pesquisador consiste na elaboração de um projeto, um edifício de cinco andares que será planejado pelo aluno ao longo de toda a formação. Para isso, o estudante usará da formação adquirida no curso para conectar o aprendizado nas disciplinas com as práticas exigidas por elas.
De acordo com o engenheiro, a aproximação da Universidade com o mercado de trabalho é o maior trunfo da ideia e cerca de 340 alunos já recebem orientações dos professores. O método foi idealizado no segundo semestre do ano passado e, no momento atual, ele está presente em 15 disciplinas no ciclo profissional do curso de Engenharia Civil.
Segundo Joel Vieira, o aluno inserido nos Projetos Integrados se sente mais confortável ao longo do curso, porque nutre afeto por aquilo que desenvolve e se esforça para mantê-lo bom ao passar das disciplinas. É uma ferramenta que pode ser adaptada para diferentes segmentos acadêmicos, sociais e industriais, esclareceu o professor.
— A colaboração dos professores foi algo natural, porque ninguém mudou a rotina e, no fim do processo, os participantes das disciplinas interagem em um projeto detalhado. Dessa forma, todos trabalham com foco na sua área de especialidade, e o aluno virou o centro do curso. Ele carregará aquele projeto o tempo todo e adquirirá um senso de responsabilidade pelo que criou.
Para fundamentar a metodologia, o professor trabalhou em conjunto a outros integrantes do Departamento de Engenharia Civil. Eles observaram o que as disciplinas da grade curricular poderiam gerar de positivo para um projeto de edificação desenvolvido pelos estudantes. Especialista em edificações, Vieira revelou que foi preciso relacionar os conteúdos pensados a um espaço acessível, que, no caso, veio a ser o Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD).
— Conciliar os métodos de avaliação e pensar como o aluno carregaria o que foi desenvolvido ao longo dos períodos é uma problemática complexa para o andamento dos Projetos Integrados. Tivemos que pensar como a evolução do projeto acompanharia a evolução do aluno. Chegamos à conclusão que deve ser uma progressão em dois sentidos: a do projeto e a do aluno. Estes dois tempos devem conversar.
O engenheiro percebeu que integrar as disciplinas de diferentes períodos em um mesmo trabalho é um desafio para gerar uma conexão das etapas do trabalho. O projeto não acarretou aumento de carga horária e não gerou obstáculos à atual grade curricular, concluiu.
Na ocasião, o Vice-Reitor Acadêmico, José Ricardo Bergmann, parabenizou o professor Joel Vieira pela iniciativa. O Vice-Reitor definiu os Projetos Integrados como um programa agregador às diretrizes da Universidade, porque é uma iniciativa que permite evoluir processos já existentes, em vez de interromper pesquisas e estudos e começá-los do zero.
— A estratégia do Joel é convincente. Os novos tempos já chegaram, temos que modificar a forma de interação com os alunos, na sala de aula devemos explorar essas possibilidades para os cursos serem envolvidos nas atividades do cotidiano do curso e sejam bem colocados no mercado e se sintam satisfeitos com a própria vida.
O encontro foi organizado pela Coordenação Central de Educação a Distância (CCAD) e a Rede de Apoio ao Docente (RAD).