Workshop de maquiagem Drag
08/11/2019 10:00
Esther Obriem

Drag Queens ensinam os alunos da PUC-Rio a fazer maquiagem

Drag Queen Rani Bong. Foto: Catarina Kreischer

A Oficina de Maquiagem Drag abriu o Festival de Primavera 2019, na segunda-feira, 4. O festival tem o objetivo promover tanto a cultura quanto a diversidade por meio de atividades e palestras. O workshop ocorreu no Laboratório de Fotografia do Departamento de Artes & Design e foi ministrado pela ex-aluna de Comunicação Social Carina Caldas, a Rani Bong, e pelo aluno Newton Gomes, de Comunicação Social, cujo alter ego é Nina Jones.

Elas afirmaram que a principal diferença entre a maquiagem social e a drag é a quantidade de cosméticos usados e a intensidade das cores. Mesmo que maquiagem drag seja simples, observaram, o ideal é que seja mais exagerada. Não é a primeira vez que Rani ministra um workshop no Festival de Primavera, mas revelou que estava feliz de poder estar de volta mais uma vez ao campus da Gávea.   

–  Participei do festival como aluna e já dei o workshop no ano passado. É muito legal reencontrar as pessoas daqui em outros quesitos fora da sala de aula, mas conversando sobre algo que é profissional para mim, e que não necessariamente aprendi aqui. Acho muito interessante trazer outros conhecimentos não acadêmicos, mas que também podem capacitar as pessoas.

Rani Bong explicou que ela e Nina mostraram técnicas de maquiagem parecidas, mas com resultados diferentes. A ex-aluna detalhou o passo a passo da maquiagem com pele colorida. De acordo com ela, é necessário prender o cabelo com grampo, para os fios não caírem no rosto e, depois, colar a sobrancelha. As queens demonstraram o processo de colagem e também esclareceram o conceito da técnica de selagem.

– A primeira etapa é a colagem de sobrancelha, com uma cola como, por exemplo, a spirit gum. Ela é roxa, e isso ajuda a saber quando está seca, e se é possível passar mais ou continuar a maquiagem. Depois disso, deve-se levantar todos os pelos da sobrancelha que não serão usados. No final, a pessoa sela a sobrancelha. Essa é uma técnica em que se põe algo seco em cima de algo líquido. A maioria das drags usa talco para selar, porque é necessário usar muito pó.

Rani e Nina ensinam a fazer maquiagem drag. Foto: Catarina Kreischer

Rani revelou que o nome da maquiagem que fez se chama clown, referência ao tipo de pintura que um palhaço faz no rosto. A drag contou que o tradicional é com o rosto branco, mas, durante o workshop, optou por colorir a pele de verde. Para isso, aconselhou usar a color make ou a catharine hill e comentou que usa batom branco apenas para pintar o olho e outros detalhes.

Nina ressaltou que reúne diversas referências para montar a maquiagem. Sugeriu passar batom, ou sombra vermelha, para neutralizar o fundo verde da barba. Após esse passo, é preciso selar com pó e passar a base, e ainda sugeriu usar os produtos de forma diferente, isto é, aproveitar um batom como sombra. A drag comentou que acha interessante participar do festival com algo diferente. 

– Eu gosto da ideia de ajudar com algo diferente. Acho válido apresentar coisas distintas para pessoas que ainda não conhecem determinado assunto, também gosto de mostrar algo que só eu sei e que poucos sabem.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro