Projetos Animados
19/11/2019 11:18
Esther Obriem

Professora do Departamento de Artes & Design explica a importância da animação

Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio (N.A.D.A/PUC-Rio). Foto: Gabriela Callado

Os projetos desenvolvidos por alunos de design e a relevância da animação foram os assuntos abordados no workshop Animação, um novo conceito do Design, que ocorreu no dia 13 de novembro. A professora e supervisora do Departamento de Artes & Design Claudia Bolshaw ministrou a atividade.

Claudia explicou que os alunos desejavam que técnica de animação fosse reconhecida como parte do Design. Segundo a professora, os estudantes a procuraram com a ideia de produzir um festival para demonstrar à Universidade o interesse estudantil em aprender esse processo de trabalhar imagens. Para ela, a divergência sobre a importância da metodologia promoveu a criação dos projetos. 

– Quando quatro pessoas fizeram o Anim!Arte e mobilizaram o departamento, a ponto de os alunos não terem aula por três dias, a direção se mobilizou e perguntou o que queríamos. Isso foi uma conquista totalmente dos estudantes.

A supervisora revelou que o festival se estendeu para fora da PUC com a graduação do criador do Anim!Arte. De acordo com Claudia, foi necessário pensar um novo nome para o projeto estudantil. Ela contou que, como o festival e as mesas de luz – projeto desenvolvido por uma aluna - saíram da Universidade, não sobraria nada. Assim, contou, surgiu o Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio (N.A.D.A/PUC-Rio).

Segundo a professora, as novas técnicas e animações que os alunos aprendem e utilizam são importantes para trazer mais riqueza para o Núcleo. Claudia comentou sobre os estudantes que ganharam prêmios, mas não trabalham com a técnica. Para ela, é possível se apropriar da linguagem da animação e não utilizar o processo.

Professora e supervisora do Departamento de Artes & Design Claudia Bolshaw. Foto: Gabriela Callado

A professora revelou que, quando o autor não entende o poder de venda e lucro dos personagens, a empresa assume o controle dos produtos. A professora frisou que a animação e a ilustração estão conectadas. De acordo com ela, a pessoa deve publicar, nomear e descrever o boneco nas redes sociais, com o objetivo de o inventor ser reconhecido no mercado.

A supervisora destacou que o N.A.D.A realizou projetos com museus, como o Museu Nacional e o Museu Villa-Lobos. Ela elogiou o trabalho com as instituições, pois os profissionais desses locais entendem a importância das pesquisas, enquanto os clientes das empresas, algumas vezes, consideram que a pré-produção é perda de tempo. Para Claudia, o grande segredo dos prêmios do Núcleo é a preparação antes de produzir os projetos. No caso do Museu Villa-Lobos, por exemplo, a equipe do N.A.D.A produziu oito animações para representar os temas presentes na peça O Carnaval das Crianças Brasileiras, do maestro Heitor Villa-Lobos,

– No projeto do Museu Villa-Lobos, eles estabeleceram um prazo de quatro meses para elaborar e finalizar o projeto. Não tínhamos nenhuma referência de Villa-Lobos, e ninguém da equipe entendia de Carnaval, então, iniciamos sem saber como formatar oito filmes. Começamos a pegar diversas referências e observações do compositor e de Di Cavalcanti para criar os personagens.

Segundo a professora, o briefing foi derivado de documentos antigos e de conversas com as diretoras do museu. Claudia reconheceu que os estudos de figurino desenhados por Di Cavalcanti para O Carnaval das Crianças apresentavam referências europeias, então era necessário adaptar a criação para um estilo mais brasileiro. Ela completou que a equipe se baseou no Carnaval da Pimpolhos da Grande Rio, que homenageou Villa-Lobos. A junção dessas ideias ajudou os designers a chegar a um conceito.

Claudia definiu o desenho como uma reflexão da maneira de comunicar a ideia do autor. De acordo com a professora, o virtuosismo não é necessário para desenhar, pois ele apenas ajuda a entender a animação. Para ela, a técnica de animar vai para além do desenho.   

Mais Recentes
Time de solidários
Estudantes de diferentes universidades se unem com clube de futebol para realizar uma ação social
Novas Dinâmicas
PUC-Rio usa de agilidade e criatividade para manter o espírito da sala de aula vivo durante a pandemia
E quem não tem casa?
O dilema das pessoas que não têm acesso a condições básicas de higiene para enfrentar a Covid-19