Um ano de incertezas e solidariedade
19/12/2019 20:12
Clara Martins, Gabriela Azevedo, Gustavo Magalhães, Letícia Messias, Nathalie Hanna e Paula Veiga

Reitor faz balanço deste ano e projeções para 2020

Reitor da PUC-Rio encerra o ano letivo. Foto: Amanda Dutra


O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., encerrou o ano letivo de 2019 na cerimônia da Assembleia Universitária, ocorrida no dia 19 de dezembro. Ele reconheceu a competência profissional de todos os integrantes da Universidade, que demonstraram, segundo o Reitor, apreço institucional e desejo para contribuir com o avanço da educação no país. Durante a apresentação, padre Josafá destacou a proximidade das comemorações de 80 anos da PUC-Rio, em 2020, e frisou que, durante toda a existência da instituição, o corpo docente, discente e os funcionários souberam lidar de forma madura com as adversidades. 

Se por um lado, este foi um ano de incertezas, com a possibilidade de perda da imunidade filantrópica e problemas com as obras do metrô, por outro, segundo o Reitor, foi um período de aumento dos projetos de pesquisa. Isto, para ele, foi fundamental para equilíbrio da instituição.

– A crise econômica do estado do Rio de Janeiro refletiu-se na PUC-Rio, embora tenhamos mantido nossa marca e o padrão de qualidade. Mas o momento também foi de solidariedade, com a compreensão das pessoas sobre os problemas enfrentados pela Universidade e o aumento das ações de voluntariado.

Padre Josafá apresentou os projetos realizados na Universidade ao longo do ano. Foto: Amanda Dutra

Entre os destaques de 2019, o Reitor lembrou a criação e o lançamento do Fundo Patrimonial Endowment da PUC-Rio, organizado pela Associação dos Antigos Alunos. O objetivo é trazer benefícios futuros para a Universidade, servir de referência para outras instituições do Brasil e colaborar para a manutenção das atividades da PUC.

Para 2020, padre Josafá afirmou que a PUC-Rio precisa desenvolver novas ferramentas de comunicação institucional e aprimorar o marketing, com o uso da marca forte e da história consolidada. Ele também destacou a necessidade da criação de um novo sistema de segurança do campus.

O Reitor disse ainda ser importante incentivar a criação de novos cursos, em diferentes áreas, modelos e horários, para ampliar o leque de opções de quem busca a Universidade. Também assinalou a flexibilização de transferências, a revisão da concessão de bolsas e a captação de recursos externos pelas unidades complementares.

– Manter o crescimento dos projetos é uma meta. Isso é importante do ponto de vista econômico e de visibilidade da Universidade. Temos, também, que compensar perda de alunos com novos cursos. Atender um horário, talvez, que não seja de pico da Universidade, sobretudo à tarde ou à noite. Esses novos cursos serão importantes. 

 

Professor Tacio Campos (centro) ganhou o Diploma de Pesquisador de Destaque, na linha Laudato Si’ de Sustentabilidade. Foto: Amanda Dutra

Na conclusão da cerimônia, houve a premiação de professores da Universidade, idealizada pelo Reitor como forma de reconhecimento pelo trabalho de pesquisa do corpo docente. Foram contempladas as professoras Monica Herz, do Departamento de Relações Internacionais, e Sonia Kramer, do Departamento de Educação, e os professores Marcio da Silveira Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Roberto Alves Lourenço, do Departamento de Medicina. O professor Tacio Mauro Pereira de Campos, do Departamento de Engenharia Civil, ganhou o Diploma de Pesquisador de Destaque, na linha Laudato Si’ de Sustentabilidade. 

Por fim, o Reitor ressaltou a importância da conclusão da estação do metrô na Gávea em 2020 para permitir o melhor acesso à instituição. Ele lembrou que a atuação da Universidade, com a produção de um relatório técnico, é decisiva para o andamento do processo.

https://www.youtube.com/watch?v=G-CK5epdCNw&feature=youtu.be

http://tvpuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4026&sid=15

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro