Novos representantes dos alunos na Universidade
19/12/2019 20:02
Nathalie Hanna Georges

DCE e Centros Acadêmicos da PUC-Rio tomam posse em reunião na Sala do Conselho

DCE e Centros Acadêmicos ao lado do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio. Foto: Gabriela Callado

As chapas eleitas para o DCE Raul Amaro, os Centros Acadêmicos e a Associação de Pós-Graduação da PUC-Rio tomaram posse no dia 13, na sala do Conselho Universitário. Os responsáveis pelo os diretórios representarão os alunos durante o ano letivo de 2020. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, que ressaltou a importância de uma participação política na Universidade e relembrou como era o direito ao voto na época em que ele estudou na PUC-Rio.

– É um prazer participar da posse e da reeleição das chapas porque é uma conquista da democracia e da política do país, o que me preocupa muito nos dias atuais. Eu vivi o tempo em que não podia votar e não podia falar, era muito complicado. Temos que mudar, temos que pensar. Eu sempre quero ouvir os jovens porque, da minha geração para a de vocês, há uma grande mudança. É importante nós dialogarmos.

O Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio comentou a importância da posse para o ambiente universitário. Foto: Gabriela Callado

Um dos integrantes da chapa Coragem para Lutar, Laís Buarque destacou que um dos planos para o DCE de 2020 é aproximar mais o contato do estudante com a Universidade. De acordo com ela, a chapa apresenta quatro eixos principais para atuar com vigor no Diretório.


– Nós temos alguns objetivos, que são a luta em defesa da permanência estudantil, a relação de comunicação com o DCE, ou seja, que o diretório esteja com um contato diário com os universitários, pensar em ações em conjunto para retomar a união dos coletivos e a transparência das nossas decisões para os alunos como um Diretório. Todos nós sabemos que a mobilização foi um pouco perdida, e queremos retomar isso. Queremos representar mais os estudantes e criar um hábito com eles, como debates e conversas.


As chapas eleitas foram: Associação de Pós-Graduação: 11 – Pensamento e Liberdade; DCE: 16 – Coragem para Lutar; C.A. Comunicação Social (CACOS): 22 – Somos; C.A. Ciências Sociais (CASOC): 23 - Revolta Do Malês; C.A. História (CAHIS): 25 - Lélia Gonzalez; Conselho Representativo Dos Alunos De Artes (CRAA): 26 - Rosa De Pedra; C.A. Serviço Social: 27 - Eu Sou Porque Nós Somos; C.A. Arquitetura E Urbanismo: 28 – Átrio; C.A. Filosofia (CAFIL): 29 – Rodapé; C.A. Psicologia: 30 - Chapa Vamos; D.A. Química/Eng. Química/ Eng. Materiais E Nano: 31 – DAQEQ; D.A. Adhemar Fonseca (DAAF): 32 – Aliados; C.A. Ciências Biológicas: 33 – Casulo; C.A. Geografia (Gnaisse): 34 - Chapa 2020; C.A. Teologia: 35 – Gênesis; C.A. Informática: 36 - Nexus-6; C.A. Letras: 37 - Carolina Maria De Jesus (CMJ); C.A Relações Internacionais: 39 – Urucum;  C.A. Pedagogia: 40 -C.N.V (Comunicação Não Violenta): C.A. Eduardo Lustosa (CAEL): 45 - Tamo Junto.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro