Time de campeões
13/02/2020 18:53
Heloiza Batista

Primeira turma do Curso de Jovens Profissionais das Mídias Digitais se forma com exibição de documentários dos alunos

Alunos recebem diploma do curso Jovens Profissionais das Mídias Digitais. Foto: Catarina Kreischer

A formatura da turma do Curso de Extensão Jovens Profissionais das Mídias Digitais: Introdução ao Audiovisual e à Informática ocorreu no dia 11 de fevereiro, no Auditório Padre José de Anchieta. A cerimônia foi realizada pela direção do Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) e pelo Centro Técnico de Audiovisual do Departamento de Comunicação Social. A turma tinha 21 alunos, e o curso é resultado do convênio da PUC-Rio com a empresa espanhola Naturgy, de gás natural e energia elétrica.

A celebração foi mediada pelo assistente de coordenação do NEAM, Davison Coutinho, com a presença do Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, professor Augusto Sampaio, do Diretor do Departamento de Comunicação Social, professor Leonel Aguiar, do Coordenador do Centro Técnico de Audiovisual da PUC-Rio, professor Ernani de Almeida, da diretora do NEAM, professora Marina Moreira, da diretora de Comunicação da Naturgy, da Fernanda Amaral, e da, responsável RSC da Naturgy, Bianca Carrillo.

Alunos participam da cerimônia de formatura. Foto: Catarina Kreischer

Augusto Sampaio ressaltou que a educação tem que ser continuada e necessária na vida dos jovens, que vivem em um mundo de mudanças rápidas. Ele disse que é essencial uma preparação para ter a possibilidade de vencer, ser feliz e obter uma vida realizada no futuro. O Vice-Reitor comentou que é gratificante perceber que existem pessoas que escolhem o caminho correto e da educação.  

- Imagino vocês em um campeonato no qual vocês já estão classificados para fase final, começando com uma vitória espetacular, que é o término deste curso. Estamos formando um time de campeões. A nação só fica forte e vence quando investe na educação com seriedade, competência e visão de futuro, uma visão que o NEAM e a Naturgy tiveram e permitiram que os alunos chegassem no dia de hoje.  

Vice-Reitor Comunitário da Universidade, Augusto Sampaio. Foto: Catarina Kreischer

Fernanda Amaral comentou a importância do Dia Solidário, que é uma associação sem fins lucrativos, formada por funcionários da Naturgy de todo o mundo, que doam voluntariamente um dia de salário. Segundo ela, a empresa dobra o valor arrecadado que é destinado para projetos sociais e educacionais no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos quais atende jovens estudantes de baixa renda. A diretora explicou que o Curso de Extensão Jovens Profissionais das Mídias Digitais: Introdução ao Audiovisual e à Informática é um dos projetos beneficiados pela associação. 

Marina Moreira apontou que o valor do trabalho em equipe e o sucesso do NEAM são resultantes de uma tarefa em que muitos foram colaboradores. Durante a cerimônia, a diretora do núcleo agradeceu a empresa Naturgy por acreditar na capacidade dos jovens e professores do projeto. Marina também abordou a importância da solidariedade e dos momentos de aprendizagem nos âmbitos estudantis.  

- O que é ser vencedor? É ser persistente, é ser interessado, é ser solidário. Muitos dos alunos sentiram a solidariedade na produção dos seus projetos, os amigos e professores ajudaram. Isso é um nível de solidariedade que a gente encontra aqui dentro, muitas vezes lá fora é competição. É muito importante valorizar esse momento e a construção de tudo o que vocês aprenderam. Vamos progredir e vamos realizar, a vocês cabe o melhor. Desejo a vocês que tudo que vivemos nesse um ano e seis meses seja consagrado.  

Marina Moreira, Diretora do NEAM, fala sobre o sucesso do curso. Foto: Catarina Kreischer

Aluna do curso, Ana Clara Rodrigues afirmou que o NEAM proporciona um sentimento de família e oferece um suporte para todos os alunos. Ela disse que a motivação para fazer o curso veio dos amigos e familiares que a incentivaram a nunca desistir da educação. A aluna definiu a oportunidade do contato com uma universidade como a PUC-Rio, como um aprendizado. 

Leonel Aguiar agradeceu aos alunos pela confiança que depositaram na PUC-Rio e também aos professores e estudantes do Centro Técnico de Audiovisual do Departamento de Comunicação Social por colaborar neste projeto. 

- A vida é feita de coragem, o primeiro passo dessa coragem é a presença de vocês aqui, construindo e apostando nessa própria capacidade. Essa capacidade de trabalhar em conjunto, de realizar esse processo de ensino para a aprendizagem, de aprender a construir esse caminho da felicidade. Agradeço pela disposição e coragem que vocês tiveram para realizar esse nosso curso. 

Leonel Aguiar, Diretor do Departamento de Comunicação Social. Foto: Catarina Kreischer

Ao final da cerimônia de formatura, foram exibidos os documentários produzidos pelos alunos. O filho da liberdade, documentário que aborda histórias de diferentes grupos de jovens que vivenciam as noites do Rio de janeiro; Documentário NEAM, filme que relata as trajetórias do projeto; Comunidade Alagada, obra que cria uma reflexão aos alagamentos na comunidade da Rocinha; Documentário Luz, que apresenta uma história de superação de uma moradora da Rocinha. 

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro