Questões da vida on-line
12/07/2020 20:25
Letícia Messias

Estudantes contam as dificuldades para acompanhar as aulas no isolamento social

Estudantes contam as dificuldades para acompanhar as aulas no isolamento social

Com a chegada do novo coronavírus, as atividades acadêmicas e administrativas precisaram fazer uma rápida adaptação ao cenário da pandemia, o que exigiu esforço e compreensão dos grupos docente e discente. Conjuntura que atingiu os alunos de formas diferentes, uma vez que eles estão inseridos em realidades particulares. Apesar disso, segundo a psicopedagoga Helen Oliveira, do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), os relatos mais comuns entre os alunos são os de ansiedade e insegurança. 

Para a estudante do 4º período de Cinema Gabriela Callado, a questão emocional é um dos principais desafios a serem enfrentados. Mesmo com o uso de medicamentos, ela ressalta que a adaptação dos estudos para o ambiente virtual nem sempre foi produtiva, e que, mesmo com todos os equipamentos para acompanhar os conteúdos, a instabilidade provocada pelo momento se tornou um impasse. 

— Acho que todo mundo se afetou porque foi do nada, e ninguém esperava que fôssemos parar por tanto tempo. O cenário caótico que estamos vivendo gera muita ansiedade. Eu tomo remédio para isso, mas às vezes é difícil e prejudica a concentração. Comecei a me sentir muito desmotivada e negativa em relação a tudo, e tinha dias que eu só passava dormindo. Mesmo em aulas on-line, com todos os equipamentos para participar, você tem que levantar e fazer. Se não temos força mental, é difícil, então, precisamos de coragem. 

De acordo com Helen, a mudança de ambiente de estudos para a realidade domiciliar é outro ponto de destaque entre os alunos. Ela observa que, ao passar por dificuldades como esta, a pessoa deve fazer um exercício de autoconhecimento e descobrir em quais horários do dia há mais produtividade e, também, por quanto tempo a concentração consegue ser mantida. Analisar de forma realista essas características pode ser o primeiro passo, de acordo com a psicopedagoga, para uma nova organização. 

— Muitos alunos utilizam o campus da PUC para estudar porque os espaços são mais silenciosos. A falta de concentração no ambiente domiciliar, a dificuldade de planejamento e a realização das atividades são os principais pontos. 

É o caso da estudante do 4º período de Psicologia Victória Bazarov. Ela conta que o principal lugar de estudos antes do isolamento social era a biblioteca da Universidade e, para tentar contornar a dificuldade, estabeleceu uma grade de horários com tempos para outras atividades e lazer. A aluna considera que todos serão impactados por este momento, e que é importante procurar fazer o melhor possível dentro das possibilidades existentes, sem esquecer da saúde mental. 

— Eu sempre aprendi mais fora de casa, então tem sido um desafio. Sempre tem algo tirando a atenção, e com as notícias é difícil manter o foco por muito tempo. Querendo ou não, estamos sempre ansiosos, e acho que é normal. Estou fazendo o que posso a cada dia, estabeleço metas para mim e tento cumprir ao máximo, mas sem me punir tanto, porque sei que é um momento atípico para todos nós. Acho que o rendimento vai ser afetado, e não tem como não ser, porque é uma situação de muita incerteza. 

A psicopedagoga do NOAP relembra que o momento é atípico, e que a mudança do ensino presencial para o ambiente on-line não transformou, necessariamente, os cursos oferecidos pela PUC-Rio em conteúdos EAD. Segundo ela, este tipo de aprendizagem demanda um planejamento que a maior parte dos centros estudantis não tinha antes da pandemia. 

— Foi uma coisa muito rápida, nós não estávamos preparados para o que aconteceu. A Universidade teve que transformar todo o seu conteúdo, ou tentar fazê-lo, para a aula virtual. Se estávamos voltados para a aula presencial, com determinadas estratégias de leitura ou assimilação do conteúdo, agora temos que mudar. Com certeza isso gera um impacto muito grande na aprendizagem.

A aluna do 9º período de Engenharia Química Beatriz Bastos afirma que, com a economia do tempo de deslocamento, conseguiu aproveitar melhor os estudos e realizar outras atividades dentro de casa. Mas, ao conhecer histórias de pessoas que encontravam dificuldades durante o isolamento, decidiu criar um canal de comunicação no WhatsApp para que os estudantes compartilhassem os relatos e ajudassem uns aos outros. 

— Eu vi que havia muitas pessoas compartilhando as dores em relação à quarentena, com os medos e inseguranças do período em que estamos vivendo. Pensei que seria uma boa ideia criar grupos de autoajuda, para que as pessoas pudessem relatar o que estava acontecendo com elas e também compartilhar coisas que gostam de fazer. É uma forma de não nos sentirmos sozinhos. Acho que está sendo interessante a troca, espero que ajude a quem participa, influenciando  as pessoas a manterem essa corrente do bem, porque é esse o objetivo.

Ajuda para compartilhar emoções

Ao detectar as dificuldades que os estudantes enfrentam durante o período on-line, a Rede de Apoio ao Estudante (RAE) montou um atendimento virtual e organiza rodas de conversas durante as quartas-feiras com diferentes profissionais que abordam as principais demandas que o isolamento social tem provocado. Helen reconhece que o momento não é de extrema produtividade para as mais diferentes áreas e considera que o compartilhamento das emoções entre amigos, familiares e profissionais disponíveis ajuda no processo. 

— Em primeiro lugar, busque ajuda se precisar. Tenha em mente que tudo bem não conseguir ser produtivo. Vivemos em uma sociedade que dá muita importância para a produção, mas a pressão emocional neste momento também é grande. Acho que se acolher e não ter um nível de cobrança muito elevado é essencial. O respeito consigo deve ser mantido em primeiro lugar. E, para quem puder, claro, fique em casa. Se Deus quiser, tudo isto logo vai passar. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento