Posse do novo Decano do Centro Técnico Científico
12/12/2020 12:26
Esther Obriem

O professor Sidnei Paciornik assume cargo em cerimônia remota e, no discurso, ressalta o olhar de igualdade da Universidade

Professor Sidnei Paciornik

O professor Sidnei Paciornik tomou posse como Decano do Centro Técnico Científico (CTC) na quinta-feira, 10, durante reunião remota com o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., os outros Vice-Reitores e os Decanos da Universidade. Paciornik é graduado em Engenharia Elétrica, mestre e doutor em Física pela PUC-Rio, e atuou como coordenador do PIBIC por 14 anos e Vice-Decano do CTC por meia década.

O novo Decano salientou a importância de realizar a reforma curricular dos cursos de engenharia. Segundo Paciornik, é necessário estabelecer uma integração entre o ciclo básico e o ciclo profissionalizante do curso, além de modernizar o ensino para os alunos. O professor se emocionou ao comentar a iniciativa de Inclusão Digital dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, pois, para ele, demonstra o caráter solidário da Universidade. 

Este ano, muitos de vocês passaram a associar minha imagem à da campanha de Inclusão Digital, e eu fico bastante emocionado, porque o processo demonstrou a alma da Universidade. Foi um show de disponibilidade, e eu sou muito agradecido a todos que contribuíram para o projeto. Espero continuar contribuindo para perenizar o projeto que este olhar de igualdade, que faz parte da Universidade, se mantenha. 

O professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello agradeceu aos que o ajudaram na trajetória como Decano do CTC e parabenizou Paciornik, que recebeu indicação unânime para o novo cargo. De acordo com ele, a crise da pandemia é ampla em comparação a outras que vivenciou na trajetória profissional e, ressaltou, a ocasião depende do engajamento tanto de alunos quanto de funcionários. Silva Mello observou que todos se mostraram presentes nos momentos em que a PUC-Rio mais precisou. 

Professor Silva Mello é noemado Coordenador Central de Projetos Patrocinados

O Reitor agradeceu ao antigo Decano pelo trabalho construído nos últimos anos e relembrou da dedicação, articulação e do espírito de pertencimento que marcaram a atuação de Silva Mello. Em reconhecimento aos feitos acadêmicos, padre Josafá nomeou o professor como Coordenador Central de Projetos Patrocinados, vinculado à Vice-Reitoria Administrativa. 

Paciornik lembrou quando Silva Mello o convidou para trabalhar no decanato, há cinco anos, e destacou que o aprendizado foi importante para a trajetória profissional dele. Para o novo Decano, o ano de 2021 será um ano de transição, repleto de incertezas e com consequências não só da pandemia, mas da crise socioeconômica. 

Mais Recentes
Queimadas: o que são?
Em debate, professores explicam o que são as queimadas, os efeitos que elas provocam e quais as consequências para a vida no planeta
Reconhecimento do saber científico
Quatro acadêmicos da PUC-Rio recebem título de Professor Emérito
Novo diretor para o IRI em 2021
Professor Luis Manuel Rebelo Fernandes toma posse em cerimônia remota