Novo diretor para o IRI em 2021
22/12/2020 18:23
Heloiza Batista

Professor Luis Manuel Rebelo Fernandes toma posse em cerimônia remota

Novo diretor do Instituto de Relações Internacionais, professor Luis Manuel Rebelo Fernandes.

O professor Luis Manuel Rebelo Fernandes assumiu o cargo de diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) na terça-feira, 22, em reunião remota com a presença do Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., dos Vice-Reitores, Decanos e alguns professores da Universidade. A professora Marta Fernández, que estava na direção do IRI nos últimos quatros anos, também participou da cerimônia de posse.

Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política e Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Ele atuou como gestor público e exerceu funções como Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O professor também desenvolveu diversas pesquisas na área de Economia Política das Relações Internacionais.

O novo diretor destacou o papel de referência e pioneirismo do IRI na consolidação da área acadêmica no Brasil. Segundo ele, foi uma grande conquista para a PUC-Rio o departamento ter sido responsável pela criação do primeiro programa de doutorado em Relações Internacionais do país, em 2001. Fernandes ressaltou ainda a importância do pertencimento dele à Universidade, que começou como aluno visitante em 1978, 18 anos depois exerceu a função de professor visitante com bolsa da FAPERJ e, a partir de 1998, passou a integrar o quadro de professores permanentes do IRI.

- O meu primeiro pertencimento à PUC foi em 1978, quando cursei um ano como aluno visitante no curso de Relações Internacionais. A Universidade fez 80 anos este ano e posso dizer que pertenço há mais de 40 do seu tempo de vida, me orgulho muito de ter feito parte desta história, a cultura de pertencimento da PUC me deu bases sólidas para enfrentar os desafios. Ao assumir a direção, vou buscar combinar a excelência acadêmica com a sustentação econômica necessária para garantir a qualidade.

Ex-diretora do Instituto de Relações Internacionais, professora Marta Fernández.

A professora Marta Fernández agradeceu a todos que fizeram parte da trajetória dela como diretora do IRI e parabenizou Fernandes pelo novo cargo. Ela observou que a longa experiência do cientista político como professor do quadro principal e como gestor em importantes funções do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação vão ser fundamentais para a condução do Instituto em tempos de desafios políticos, educacionais e econômicos.

- Tive a honra de assumir a direção no momento em que o curso já era reconhecido pela qualidade acadêmica, com uma estrutura complexa e inovadora. Tudo foi possível devido ao trabalho incansável daqueles que me precederam e que foram responsáveis pela construção e consolidação institucional. Fico feliz que, 30 anos depois do primeiro diretor do Instituto de Relações Internacionais, Luiz Gonzaga (professor Luiz Gonzaga de Souza Lima), teremos um outro Luis à frente do departamento.

Decano do Centro de Ciências Sociais, professor Luiz Roberto Cunha.

O Decano do Centro de Ciências Sociais, professor Luiz Roberto Cunha, disse que o IRI é um grande exemplo de inovação e interdisciplinaridade, que existe na Universidade. Ele comentou que Marta Fernández foi uma figura importante para consolidar esta característica inovadora e que a presença de Luis Manuel Rebelo Fernandes vai ser essencial para perpetuar estes atributos no futuro do Instituto.

O Reitor agradeceu a ex-diretora pela dedicação e o trabalho feito nos últimos anos. De acordo com ele, a trajetória do novo diretor, de mais de 40 anos na PUC-Rio e a competência profissional vão colaborar de maneira efetiva para o departamento. Padre Josafá frisou a cultura de pertencimento da Universidade, mencionada por Fernandes, que contribui e impacta nas decisões da comunidade acadêmica.

- O valor da cultura do pertencimento influencia nas decisões, todos da comunidade PUC-Rio, mesmo com as diferenças, procuram dar as mãos na hora certa para poder superar os desafios.

Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação