Reconhecimento do saber científico
22/12/2020 19:24
Esther Obriem e Giulia Matos

Quatro acadêmicos da PUC-Rio recebem título de Professor Emérito

Os professores Carlos Silva Kubrusly, do Departamento de Engenharia Elétrica, Clarisse Sieckenius de Souza, do Departamento de Informática, João Rua, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente, e Paulo Cesar de Mendonça Motta, do Departamento de Administração, receberam na segunda-feira, 21, título de Professor Emérito em cerimônia remota. Durante a solenidade, o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., salientou o trabalho dos acadêmicos no período da pandemia. 

Professora Emérita Clarisse Sieckenius

Nomeada uma das 54 mulheres mais importantes da história da computação pela Universidade de Duke, Estados Unidos, a professora Clarisse Sieckenius atua na PUC-Rio por mais de três décadas. Ela criou a Engenharia Semiótica, domínio que analisa como o desenvolvimento de softwares influencia a vida do usuário. O Decano do Centro Técnico Científico (CTC), professor Sidnei Paciornik, ressaltou que a professora representa a interdisciplinaridade e a flexibilização do Departamento de Informática para desenvolver novas áreas de conhecimento. A professora, no entanto, não pôde participar da cerimônia.

Professor Emérito Carlos Kubrusly

O engenheiro civil Carlos Kubrusly é autor de oito livros lançados nos Estados Unidos e de mais 110 artigos em periódicos internacionais publicados na América do Norte, Ásia e Europa. Com 54 anos de PUC-Rio, ele manteve a bolsa acadêmica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contribuiu em orientações para turmas de pós-graduação. Segundo Kubrusly, fazer parte da Universidade é pertencer a uma grande família que está sempre disposta a ajudar e desenvolver o saber científico.

 

–  Acho que é um privilégio muito grande ser Professor Emérito de uma instituição que sempre prezou a pesquisa. Foi isso que me prendeu aqui por mais de meio século, o compromisso da PUC-Rio com a excelência acadêmica, de ensino, e esta nossa perseverança que faz parte desta família.

Professor Emérito João Rua

Pioneiro no Departamento de Geografia e Meio Ambiente ao implementar o Programa de Educação Tutorial da Geografia da PUC-Rio (PET), o professor João Rua promove a excelência do ensino há 49 anos. Para padre Josafá, o professor da Geografia está sempre aberto ao novo e sabe respeitar diferentes visões. O Reitor relembrou das reflexões geográficas e urbanas que João Rua fez no projeto de educação ambiental do Nima. 

Professor Emérito Paulo Cesar de Mendonça Motta

Doutor em Economia pela University of Kansas, o professor Paulo Cesar de Mendonça Motta é reconhecido pela experiência na área de Marketing e Serviços, que estuda o comportamento  das classes menos favorecidas. De acordo com o Reitor, Motta sabe lidar com a diferença entre os alunos e integrar os desafios acadêmicos. O professor recordou uma conversa com um diretor da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo nome ele não citou, para implantar a temática social no ensino da Universidade, projeto oferecido a países que necessitavam abordar a temática.

–  Uma vez eu fui a Nova Iorque, por uma outra razão, e decidi marcar uma hora com o então diretor das Nações Unidas. Duas senhoras o acompanharam e explicaram que eu queria colocar a temática da pobreza dentro da Universidade. Às vezes, algumas pessoas falam que buscar recurso é difícil, mas às vezes é mais fácil que outras coisas. 

Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Ao fim da cerimônia, padre Josafá enfatizou a importância do que significa ser um Professor Emérito e o valor deste título para a PUC-Rio. Segundo o Reitor, os homenageados permanecem na Universidade e disseminam a experiência vivida, o saber científico e participam, solidariamente, com os novos educadores no cotidiano criativo da instituição. 

– Ser Professor Emérito é agradecer ao bom Deus pela graça de nunca ter desistido desta nobre missão de saber ensinar, dando testemunho pela própria vida, formando pessoas e lutando por uma educação mais inclusiva e de qualidade. 

Clarisse Sieckenius: Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências - Inglês, Francês (1979), mestre em Língua Portuguesa (1982) e doutora em Linguística Aplicada (1987) pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A maior parte da pesquisa da professora foi na área de Interação Humano-Computador (IHC), da qual foi uma das pioneiras na Ciência da Computação brasileira.

Carlos Kubrusly: Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971); mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1973) e doutorado em Control Theory, University of Warwick, Inglaterra. É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, professor Colaborador da UFRJ, e membro da American Mathematical Society. Especialidade: Teoria de Operadores (classificação 47 da AMS).

João Rua: Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003).  Atualmente atua na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e é editor da GeoPUC - Revista da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio.

Paulo Cesar de Mendonça Motta: Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), tem mestrado em Economia pela University of Kansas (1971) e doutorado em Economia pela University of Kansas (1973). Atualmente é professor associado da PUC-Rio Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, e atua principalmente nos seguintes temas: serviços com aplicações, em efeitos geracionais e em consumidores em desvantagem – pobres, idosos e analfabetos funcionais.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento