Começo de um novo período para o Departamento de Biologia
17/12/2021 17:25
Giovanna De Luca, Lorena Teixeira e Victória Reis

Reitor da Universidade inaugura prédio Luiz Cyrillo Fernandes no campus Gávea.

No ano em que o curso Ciências Biológicas completa uma década, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., inaugurou o novo prédio do Departamento de Biologia, no dia 15 de dezembro. O edifício é uma homenagem ao benfeitor do projeto e ex-aluno da Universidade, o engenheiro Luiz Cyrillo Fernandes. São cinco andares com laboratórios e salas de aulas para atividades específicas. Ao fim de cerimônia, familiares do engenheiro plantaram três mudas de árvores na parte da frente do terreno onde o edifício foi erguido, ao lado do Departamento de Serviço Social.

O Reitor agradeceu a presença de todos e o gesto de Cyrillo pela doação de recursos para a construção do prédio. Padre Josafá citou a importância de se investir em uma instituição de ensino que preza pela pesquisa de excelência, além de unir a tecnologia e o pensamento em um futuro sustentável.

- Que este exemplo do engenheiro Luiz Cyrillo Fernandes seja inspirador para todos aqueles e aquelas que acreditam que somente pela educação e pesquisa é que conseguiremos mudar os rumos da sociedade brasileira. Devemos apostar em ações com largos horizontes. É tudo o que precisamos para o desenvolvimento do Brasil.

Gustavo Fernandes, filho de Luiz Cyrillo, Luiz Cyrillo e Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. (Foto: Jorge Paulo Araujo)

A relação com a Universidade é antiga, Cyrillo se formou na segunda turma de Engenharia, em 1953. Para o ex-aluno do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, nenhuma prova de zelo e contribuição seria mais justa do que o investimento realizado por ele. Atualmente, além de benfeitor do novo prédio, o engenheiro é um dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio (CONDES).

- Eu não estaria presente agora se não fosse a formação técnica, social e moral que recebi de uma longa jornada com os jesuítas e com a Pontifícia Universidade Católica. Que melhor obra do que aquela que dissemina os valores que aprendi aqui? Desejo sucesso à contribuição.

Os familiares de Luiz Cyrillo acompanharam a inauguração. (Foto: Jorge Paulo Araujo)

Os filhos de Cyrillo também se formaram na PUC-Rio e ainda mantêm uma forte relação com a Universidade. O engenheiro civil Gustavo Fernandes afirmou a importância de ex-alunos retornarem para a instituição, em gestos beneficentes, como forma de agradecimento pelo ensino recebido. Após fazer um passeio com o Reitor pelo interior do edifício, ele demonstrou sentimento de orgulho por fazer parte de um projeto tão significativo para a comunidade PUC-Rio.

Gustavo Fernandes, filho de Luiz Cyrillo. (Foto: Lorena Teixeira)

- Tem o lado de gratidão pela Universidade. Assim como o meu pai, me formei no Santo Inácio, colégio de jesuítas, e na PUC-Rio, logo, tenho um sentimento de gratidão enorme pelo aprendizado, não apenas pela parte técnica, mas a ética religiosa também. Não podemos dar as costas para este tipo de ensinamento que recebemos não só em casa, mas na escola e no ambiente universitário.

Gustavo Fernandes, filho de Luiz Cyrillo, plantou uma das três mudas na parte externa do prédio. (Foto: Jorge Paulo Araujo)

Biologia de casa própria

A graduação em Ciências Biológicas foi criada em 2010, ano em que a PUC-Rio comemorou 70 anos. Desde então, o departamento já funcionou em dois locais, mas nunca no campus Gávea. A primeira sede do curso de Biologia foi instalada na Estrada Santa Marinha, no Espaço Graziela Maciel Barroso, na Gávea, em seguida o curso passou a usar o espaço do antigo colégio São Marcelo, também na Gávea, que oferecia salas de aula, mas não tinha laboratórios.

Luiz Cyrillo, o Reitor, professores e funcionários da PUC-Rio. (Foto: Jorge Paulo Araujo)

Com a inauguração do Edifício Luiz Cyrillo Fernandes, o Departamento de Biologia ganhou casa própria no coração da Universidade, e, desta vez, com rede laboratorial que vai permitir mais aulas práticas. Os benefícios educacionais com a inserção do curso no campus vão além das instalações adequadas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, agora, o novo espaço vai permitir uma maior troca interdisciplinar de experiências.

Para a diretora do departamento, professora Rejan Guedes Bruni, a inauguração do edifício é um coroamento de muito trabalho, afinal, foram dez anos fora do campus Gávea. Ela concorda que o novo prédio equivale ao sonho da casa própria.

Professora Rejan Guedes, Diretora do Departamento. (Foto: Jorge Paulo Araujo)

- O prédio novo vai tornar o ano que está vindo ainda mais animado e esperançoso. Estamos cheios de gás e trabalhando com a perspectiva da pós-graduação, buscando evoluir e progredir no campus. É o começo de um novo período para a Biologia da PUC-Rio.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro