Nova diretora para o Departamento de Direito em 2022
20/12/2021 11:14
Rafael Serfaty

Em cerimônia remota, professora Caitlin Sampaio Mulholland toma posse

A professora Caitlin Sampaio Mulholland assumiu o cargo de diretora do Departamento de Direito no dia 14 de dezembro, em reunião remota com a presença do Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., dos vice-reitores, decanos e alguns professores da Universidade. O professor Francisco de Guimaraens, que estava na direção do departamento nos últimos 11 anos, também participou da cerimônia de posse. Caitlin ficará à frente do departamento pelos próximos dois anos.

Caitlin é graduada em Direito pela PUC-Rio, doutora e mestra em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área do direito privado, por meio da metodologia do chamado Direito Civil Constitucional, com ênfase nas relações jurídicas de natureza não patrimonial. Os temas mais frequentes da produção científica da acadêmica são: tecnologia, privacidade, proteção de dados, direitos da personalidade, responsabilidade civil e contratos. Caitlin era a Coordenadora de Graduação do curso diurno.

Guimaraens apontou que a posse de Caitlin ocorre num momento de esperança, destacou o esforço da sociedade brasileira em aderir à vacinação, e o fato do Sistema Único de Saúde (SUS) aplicar as vacinas universal e gratuitamente. O ex-diretor demonstrou ansiedade pelos reencontros que ocorrerão na PUC-Rio em 2022. Para ele, a cerimônia marcou o começo de uma nova etapa no Departamento de Direito.

– A jornada será acidentada, os imprevistos ocorrerão, mas o departamento e a PUC-Rio atravessaram com louvor estes últimos dois anos, com um desafio que jamais imaginamos experimentar. Em 2022, teremos as alegrias que a convivência com os próximos na Universidade nos propiciarão. Celebremos, mas não deixemos de lembrar os milhares que ficaram pelo caminho. Todos nós somos bacharéis em Direito, e juramos defender os direitos humanos e, dentre eles, o direito à vida e à saúde.

Professor Francisco de Guimaraens

O Reitor frisou que Guimaraens deu sinais de duas qualidades importantes para a PUC-Rio: ser um mediador e um bom gestor. Apontou que o ex-diretor sempre esteve alinhado com os valores da Universidade, e que se mostrou compreensivo durante os momentos difíceis da instituição, com um diálogo muito sincero. Porém, Padre Josafá não deixou de mostrar felicidade pela escolha de Caitlin para conduzir o departamento.

– Caitlin tem uma história de pertencimento com a PUC-Rio, e é uma pessoa ligada à cultura pública e à cultura comunitária. Pública porque fez parte de sua formação em uma universidade pública, e comunitária porque a maior parte de seus anos como docente foi numa instituição comunitária como a PUC-Rio. Ela transita bem entre as duas, e isso é muito importante. O seu trabalho é realmente admirável, levou a coordenação do curso de graduação de Direito com muita tranquilidade e diálogo. Os elogios que recebemos sobre a Caitlin não são apenas pelo seu desempenho acadêmico, mas também pelas suas qualidades humanas.

Padre Josafá

A cerimônia contou com um discurso emocionado de Caitlin, que expressou profunda admiração e carinho pela professora Maria Celina Bodin de Moraes, a primeira mulher a assumir a direção do Departamento de Direito da PUC-Rio, na década de 1990. Caitlin apontou que Celina destacou-se numa época em que não era comum ver mulheres ocupando espaços de liderança nas universidades, especialmente na área jurídica. Para honrar o legado de Maria Celina, a nova diretora disse que pretende representar os anseios daqueles que lutam pela igualdade, pela diversidade e pela inclusão. É um compromisso de sua gestão, assinalou, que será marcada pela continuidade.

– A proposta dessa direção é fruto de um processo de reflexão no interior do Departamento de Direito, e este processo foi responsável pela construção da nossa identidade, representa um modelo de departamento em permanente harmonia. Propusemos medidas para cumprir no próximo biênio em conjunto, em diálogo, em eventuais disputas, mas principalmente em concordância. Vamos identificar as melhores práticas para o retorno gradual ao ensino presencial. A comunidade precisa usufruir da convivência em nosso campus, mas de maneira responsável, preservando a saúde de todos que frequentam a nossa instituição.

Diretora Caitlin Sampaio Mulholland

Caitlin destacou a necessidade de identificação de metodologias adequadas ao curso de graduação, que permitam a inovação do processo de ensino e aprendizagem – principalmente com o uso de tecnologias em sala de aula. A professora considera isto fundamental para o ingresso e permanência de novos alunos na Universidade. Segundo ela, também é necessário a identificação e a efetivação das medidas necessárias ao fortalecimento do programa de pós-graduação do Departamento de Direito, junto à melhoria de avaliações pelas agências de fomento.

A diretora visa estabelecer convênios com instituições estrangeiras - tanto a graduação quanto a pós-graduação acadêmica e profissional - para promover intercâmbio de alunos e professores, além de permitir ofertas de cursos por professores estrangeiros. Caitlin tem como objetivo prioritário do departamento a criação de uma coordenação de diversidade e inclusão, de modo a implementar medidas efetivas para incluir alunos em situações de vulnerabilidade por condição de identidade de gênero, raça ou por necessidades educacionais específicas. A professora mostrou uma visão otimista para o futuro, e afirmou torcer por união no próximo biênio.

– Eu tenho a esperança de que o ensino jurídico possa, efetivamente, contribuir para aquilo que a nossa Constituição federal reconhece como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceito ou discriminação. Esta é a tônica de um Estado Democrático de Direito, e esta é a nossa luta constante de permanência e sempre promoção da nossa democracia.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro