Primeira turma de Neurociências da PUC-Rio se destaca em 2021
23/12/2021 13:09
Giovanna De Luca

Alunas ganharam 1º lugar obtido no Neurobright, Olimpíada Nacional de Neurociências

Beatriz Albarez, Bruna de Moura e Maria Vitoria de Lima

Para a equipe vencedora, formada por Beatriz Albarez, Maria Vitoria de Lima e Bruna de Moura, este mérito é integral do curso. Elas afirmam que, além de muito estudo, foi gratificante constatar que quase todo o conteúdo presente havia sido passado para elas em apenas dois períodos de faculdade.

Orientador do grupo na Neurobright e coordenador de graduação do Curso de Neurociências, o professor Daniel Mograbi explica que o diferencial da graduação da PUC-Rio é que os alunos passam por diversas áreas, o que forma profissionais mais completos. Os alunos tem um curso interdisciplinar e freqüentam diversos departamentos, como biologia, filosofia, letras, química, física e programação, além das disciplinas do núcleo religioso. O que torna o curso múltiplo e os alunos ainda mais – por exemplo, quando se matricularam Beatriz tinha interesse nas áreas voltadas para medicina, Bruna em psicologia e Maria Vitoria em programação.

- Essa nova graduação está sendo uma experiencia muita bem-sucedida. É o primeiro curso do Estado do Rio, na verdade, é o primeiro do país que desde o início é em neurociências. Existe um na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, que o estudante começa em Ciências e Tecnologia e depois cai para Neurociências. Nós temos essa questão do imediatismo que, aliado a uma grade rica, torna o curso essa potência – explica Mograbi.

As expectativas para o curso ficaram ainda maiores com a vitória das alunas na Olímpiada Nacional de Neurociências. Em 2020, o primeiro vestibular para o curso de Neurociências registrou mais de 100 pessoas inscritas.

- Na olimpíada, havia duas equipes da PUC-Rio que estavam competindo com alunos de diversos estados, alguns pós-graduandos, inclusive. As meninas terem vencido foi uma forma de validar o curso, fora que a gente fica super orgulhoso dos esforços delas. Agora, lancei o desafio de sempre manter o título na PUC, ano que vem vamos ganhar e assim sucessivamente – comenta o Coordenador do curso.

Uma das campeãs da olímpiada, Bruna observa que o curso surgiu de uma demanda social muito grande. Formada em Psicologia pela PUC-rio, ela iniciou o mestrado em Neurociências em 2020 e, após a divulgação do curso, resolveu ingressar novamente na graduação.

- O curso é exatamente o que muita gente buscava e não encontrava. As matérias que temos facilitam muito o direcionamento nos nossos estudos e na nossa carreira. Passei minha primeira graduação catando as migalhas de neurociências que tinham pelo caminho e, hoje, o Daniel (Mograbi) conseguiu fazer um caminho legal para o pessoal que tem interesse nesta área – diz.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento