Herança preciosa
15/12/2022 20:36
Henrique Barbi Silva e Sophia Marques

Dom Orani preside missa de encerramento do ano letivo e meio século da graduação em Teologia

Religiosos e Vice-Reitores participam da missa (Foto: Antonio Albuquerque)

O Grão-Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani Tempesta, celebrou a eucaristia pelo encerramento das atividades acadêmicas de 2022 e os 50 anos da Faculdade Eclesiástica, uma das três únicas do Brasil. No ato litúrgico, ele esteve acompanhado do Reitor da Universidade, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J, Bispos e ministros ordenados. A missa foi realizada no dia 15 de dezembro, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

O Arcebispo do Rio de Janeiro reforçou o papel da troca e a importância da presença cristã na união pela paz. Em sentido figurado, o Cardeal convidou a comunidade acadêmica a “alargar suas tendas” e, com isso, enxergar além dos limites.

- É preciso olhar para além das fronteiras e entender como podemos contribuir, em diálogos abertos e fraternos, para que não haja espaço para violências e intolerâncias. O tempo do Natal evoca essa necessidade.

O diretor do Departamento de Teologia, Padre Waldecir Gonzaga, relembrou sua trajetória, iniciada há dez anos, como professor horista. Ele manifestou grande alegria em fazer parte de uma instituição que atua tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.

- Este marco é o momento de recolher tudo aquilo que aconteceu desde o nascimento da Universidade, em 1941. A PUC-Rio é minha casa, e aqui encontramos pessoas de muita potência. Minhas maiores alegrias são de estar dentro da Universidade, ao lado de pessoas capacitadas, e em uma dimensão interdisciplinar, de diálogo na construção de saberes e na pluralidade.

Diretor do Departamento de Teologia, Padre Waldecir Gonzaga (Foto: Antonio Albuquerque)

Ao longo da cerimônia, o Reitor definiu a presença da teologia na Universidade como de grande valor. Em 1972, a Santa Sé reconheceu o curso de graduação, fundado quatro anos antes.

- O curso de Teologia é resultado de toda uma reflexão, com a finalidade de atualizar a fé cristã, sempre a serviço da humanidade e em combate a todo tipo de violência e sofrimento causados pela injustiça. Neste sentido, a teologia na Universidade é uma herança preciosa – disse Padre Anderson.

Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., e Cardeal Dom Orani (Foto: Antonio Albuquerque)

O Reitor reforçou a diversidade de perspectivas e experiências que habitam o campus e evocou o lema de Dom Orani, que prega a unidade. Segundo ele, a Universidade representa uma comunidade plural, unida em prol de um objetivo comum.

- A PUC-Rio é um projeto de país, ensaio de uma sociedade que quer integrar e fazer diferença. Motivos que nos reúnem e provocam a reflexão: fizemos muito, mas ainda temos muito a fazer

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro