Professor Hiroshi Nunokawa toma posse como Diretor da Física
20/12/2022 16:33
Carolina Smolentzov

Natural do Japão, Nunokawa substitui professor Rodrigo Prioli

Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, S.J., e o novo Diretor do Departamento de Física, professor Nunokawa (Foto: Kethleen Chelles) 

O professor Hiroshi Nunokawa tomou posse no dia 14 de dezembro como diretor do Departamento de Física, administrado anteriormente por quatro anos pelo professor Rodrigo Prioli, presente na solenidade. Participaram da cerimônia o Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., o Vice-Reitor Geral, Padre André Luís Araújo, S.J., o Vice-Reitor Administrativo, professor Ricardo Tanscheit, o Decano do CTC, professor Sidnei Parcionik, e o Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, que leu o termo de posse.

Nascido e criado no Japão, Nunokawa possui doutorado em Física pela Tokyo Metropolitan University (TMU), na área de física de partículas. Ele fez pós-doutorado pelo High Energy Resarch Organization (KEK), Japão, pela Universidade de Valência, na Espanha, e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Ciências Exatas e da Terra. Nunokawa é professor da PUC-Rio há quase 20 anos, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, e atualmente concentra os estudos em Física e Astrofísica de Neutrinos. Ele acredita que é hora de contribuir de outras formas para a Universidade e apontou a necessidade de se investir na pós-graduação. 

- Os jovens são o tesouro do país. Precisamos contribuir para o futuro do Brasil, e manter a excelência e o número de alunos no nosso programa. Para que isso aconteça, é preciso tornar a pós-graduação mais atrativa. Esta é uma das minhas missões. Vou acompanhar o máximo possível para realizar estas melhorias. 

Cerimônia de posse (Foto: Kethleen Chelles)

Durante a reunião, foi destacada a importância de se manter a excelência do programa de Física e a valorização do intercâmbio acadêmico para alunos e professores.  Para o Reitor, a origem japonesa do novo diretor é o símbolo máximo da integração de uma PUC-Rio aberta para o mundo e de um projeto de país que conta com muitas mãos. Durante a cerimônia, Padre Anderson presenteou Nunokawa com o Marco Referencial da PUC-Rio, e chamou atenção para a tradição da colegialidade e a importância de um projeto que esteja conectado com os desafios da sociedade. 

- Precisamos do amor e da dedicação contínuos à graduação. O Departamento de Física, embora pequeno, é fundamental. Este momento simboliza uma ruptura, mas também uma continuidade de valores e de um projeto coletivo de condução do departamento. 

O antigo diretor do departamento, professor Rodrigo Prioli Menezes, lembrou que passou por momentos turbulentos durante os quatro anos de sua administração, como a pandemia e mudanças curriculares. Ele agradeceu o apoio de professores e funcionários, que considerou essenciais neste período. Para Prioli, esta cooperação se refletiu nos objetivos que foram alcançados, como conseguir a nota máxima na Capes e melhores avaliações no ENADE. 

- Foi um período em que eu pude me aproximar dos professores e funcionários e conhecer um pouco da visão e da contribuição de cada um para o Departamento de Física. Desejo muito sucesso para Hiroshi nos próximos anos. 

Antigo Diretor do departamento, professor Ricardo Prioli Menezes (Foto: Kethleen Chelles)

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro