Departamento de Artes & Design tem novo diretor
20/12/2022 17:00
Henrique Barbi Silva

Professor Nilton Gamba Junior assume o cargo no lugar da  professora Jackeline Farbiarz, agora Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica

Cerimônia de posse (Foto: Kethleen Chelles)

Em cerimônia realizada na manhã do dia 14 de dezembro, o professor Nilton Gamba Junior foi empossado como Diretor do Departamento de Artes & Design (DAD). O rito de passagem, como ele mesmo definiu, contou com a presença do Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, S.J., do Vice-Reitor Geral, Padre André Luís Araújo, S.J., do Vice-Reitor Administrativo, professor Ricardo Tanscheit e do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, que leu o termo de posse.

Forjado no meio artístico, Gamba Junior possui graduação em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de mestrado em Design e doutorado em Psicologia Clínica, ambos pela PUC-Rio, onde é professor desde 2004. Ele define o que já foi construído, com o auxílio de muitos profissionais, como impulso para os desafios futuros.

Na perspectiva do diretor recém-empossado, é preciso que haja estímulo e acolhimento no curso. Ao reconhecer a dimensão inovadora do departamento, apontou que ela deve comungar sempre com a presença social, aspecto central de manutenção e aprofundamento para o próximo triênio.

- O Departamento de Artes & Design já tem a prática de levar a presença da sociedade para o ensino na graduação e pós-graduação. Seja no mercado de trabalho, na produção cultural, nas comunidades e periferias, procuramos fazer essa integração como forma de relação natural do Design com a sociedade. 

O Reitor entregou o Marco Referencial da PUC-Rio ao novo Diretor (Foto: Kethleen Chelles)

Durante a solenidade, os valores acadêmicos e comunitários do DAD foram destacados. Padre Anderson acredita que a área é importante para a missão social da PUC-Rio, e desejou que Gamba Junior cultive a criatividade na gestão. Para o Reitor, que também é professor do departamento, um designer é aquele que busca otimizar a vida das pessoas, por meio de projetos que se valem do estado de realidade projetada. 

Essa característica, peculiar ao universo de Artes & Design converge com o que ele julga indispensável para uma instituição de ensino superior: estar à frente de seu tempo e gerar inovação.

- Quem escolhe os caminhos da arte tem que entender que não constrói para si mesmo, mas para os outros - pontuou.

Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, S.J. (Foto: Kethleen Chelles)

Antiga diretora do DAD, a nova Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz, destacou que o departamento obteve nota máxima de excelência acadêmica, o que reforça o bom trabalho desenvolvido pela equipe do Design. Ela acredita que uma história de acolhimento, pertencimento e entrega foi preponderante para a superação dos grandes obstáculos de seu mandato. 

- Nem mesmo a pandemia nos parou. Nossa maior função é a formação profissional e humana dos alunos. É em humanidade que se constrói. Acredito muito no departamento e no quanto ele é fundamental na vida desta Universidade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro