Nova direção para Arquitetura & Urbanismo
20/12/2022 17:13
Henrique Barbi Silva

Professor Marcos Favero assume o cargo por dois anos

Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, S.J. e o novo Diretor do DAU, Marcos Favero (Foto: JP Araujo)

Em cerimônia realizada na tarde do dia 19 de dezembro, o professor Marcos Favero tomou posse como diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU). Participaram da solenidade o Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., o Vice-Reitor Geral, Padre André Luís de Araújo, S.J, que realizou a leitura do termo de posse, e o ex-diretor do Departamento, professor Otavio Leonídio.

Também estiveram presentes o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Vice-Reitor Administrativo, professor Ricardo Tanscheit, o Decano do CTCH, professor Júlio Diniz, o Vice-Reitor de Infraestrutura e Serviços, professor Luiz Fernando Martha.  

O rito de transição foi marcado pela promessa de continuidade e amplificação de projetos. Dotado de vasta experiência acadêmica, Favero é Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Arquitetura por esta mesma instituição. Ele foi professor visitante da Escola Superior de Arquitetura de Versailles, na França, em 2004, professor da UFRJ, entre 1996 e 2004, da Universidade Cândido Mendes, entre 1997 e 2004. Ele é docente da PUC-Rio desde 2001.

O novo diretor afirmou que vai exercer o cargo imbuído do sentido de missão e serviço conferido pelo Reitor da Universidade. Segundo Favero, o compromisso da sua gestão será com a continuidade do que as administrações anteriores a ele desenvolveram no departamento. Mas ele também indicou mudanças programadas e necessárias, como um novo currículo da graduação, já para o próximo ano; a criação do doutorado na pós-graduação e estabelecer foco nas políticas de extensão e na inclusão da diversidade.

- É necessário indicar alternativas frente aos desafios globais. Além do quadro docente atual, contaremos com a presença do professor Amaro Marques, selecionado para o quadro principal por uma política de inclusão e de ação afirmativa, direcionada para negros e indígenas. Com relação à extensão, nosso caminho está lançado, agora é hora de dar as mãos no departamento e fora dele para levar adiante as ações em andamento e criar novas iniciativas, que coloquem a cidade em discussão. Isto representa as presenças que potencializam.

Novo Diretor do DAU, Marcos Favero (Foto: JP Araujo)

Na sequência, Padre Anderson falou da esperança com que enxerga os próximos anos do departamento e da Universidade. Ao citar os futuros projetos da Reitoria, lembrou do “Amazonizar”, que busca expandir horizontes e ter responsabilidade social.

Para o Reitor, o desejo de contribuição e fazer o bem, presentes em Favero, dialogam com a importância do engajamento social e do senso de dever histórico, que permeiam e ultrapassam o campus da Gávea.

- O ato de aceitar o cargo é um gesto corajoso e que tem a força do espírito coletivo, muito presente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Desejo que ele exerça uma autonomia saudável, sem perder a capacidade de dialogar com toda a comunidade PUC-Rio, e que ele signifique esperança. É isso que necessitamos.

Responsável pela condução da posse, o Reitor realizou o encerramento com a leitura do poema “Dá-nos a paz”, de Dom Pedro Casaldáliga (1928-2020), bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso. O Reitor ainda enunciou o item 13 do Marco Referencial, que foi entregue para o diretor recém-empossado. O trecho lido especifica: “Todo exercício de cargos ou funções é um serviço a ser apresentado com dedicação à comunidade universitária”.

Cerimônia de posse (Foto: JP Araujo)

Antigo diretor do departamento, o professor Otavio Leonidio destacou o apoio contínuo da Universidade, mesmo em tempos que ele definiu como “sombrios”. Seja com a pandemia, que ceifou vidas de dois professores do departamento, assinalou, seja com os cortes de verbas federais para a educação, além de outras dificuldades. Ele acredita que a superação é fruto do senso de pertencimento e do trabalho coletivo.

- Foram anos de luta, resistência e união. A PUC-Rio disse o que ela é. Graças a um modelo de gestão colegiada admirável e a uma rede de colaboração entre alunos, funcionários e terceirizados. Aqui é um lugar de reorganização do Brasil.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação