Honraria para a Rocinha
15/05/2023 09:30
André Bocaiuva

O Instituto TMJ Rocinha recebeu o título Municipal de Utilidade Pública

A equipe do Instituto TMJ Rocinha recebe o prêmio. Foto: Caio Matheus

A Biblioteca Parque da Rocinha foi palco para a celebração da entrega do Título Municipal de Utilidade Pública ao Instituto TMJ Rocinha, no dia 25 de abril. Na mesma manhã, houve o lançamento do projeto da turma dos Jovens Profissionais do Audiovisual, uma parceria do TMJ Rocinha com o Núcleo de Estudos de Ação da Juventude (NEAM).

A entrega do título foi acompanhada pelo médico e vereador Paulo Pinheiro. Ele contou um pouco sobre sua história como diretor do Hospital Miguel Couto, onde teve contato com muitos moradores da Rocinha. Durante seu período no hospital, algumas ambulâncias não subiam para a comunidade e, por causa disso, muitas pessoas eram obrigadas a correrem para a casa de saúde.

O vereador entregou o título aos representantes do instituto, que agradeceram o trabalho realizado por Paulo Pinheiro para ajudar a causa. A honraria é concedida por entidades governamentais como um reconhecimento de que um instituto ou órgão não tem fins lucrativos e presta serviços à sociedade.

Os professores se apresentaram aos alunos. Foto: Caio Matheus

A fundadora e diretora do NEAM, professora Marina Lemette, destacou a importância do trabalho do vereador Paulo Pinheiro para o projeto. Ela também comentou sobre a honra de estar junto do processo de crescimento dos jovens da Rocinha.

O professor Davison Coutinho discursou sobre a relevância das redes sociais para mudar a Rocinha. De acordo com ele, elas ajudam a tirar a ideia de que os morros são muito violentos e promovem a cultura das comunidades. Davison explicou sobre os cursos para os alunos que estavam presentes, contou sobre como as aulas vão ocorrer e apresentou os professores. O curso foi aprovado pelo Edital FOCA, de fomento à cultura carioca, da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento