Novas maneiras de pregar a Fé
17/12/2009 15:50
Valdir Figueira

Mídias ajudam paroquianos a atrair mais fiéis à igreja

Uma boa maneira para que interessados em anunciar mensagens de paz transmitam reflexões e conteúdos. Foi desta maneira que o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta descreveu as Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital realizadas na PUC-Rio para representantes de paróquias, durante a entrega dos certificados de conclusão no último dia 28. Os paroquianos criaram sites a fim de aproximar os fiéis, e para isso, passaram a trabalhar com jornais, revistas e internet, confirmando a frase inicial do bispo: “Comunicar é catequizar”.

 

 De uma forma geral, os representantes citaram os jovens como o principal alvo do uso das mídias. A ideia seria, através do trabalho da Comunicação, aproximá-los das paróquias e aumentar a participação deles no meio religioso, e, para isso, falaram sobre as mídias criadas pelas paróquias através das Oficinas. A Paróquia São Brás, de Madureira, por exemplo, criou o jornal Viver de Fé, além de um site, assim como a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Tomás Coelho, que trabalha com o jornal Fátima em Ação. Há ainda vários outros veículos, como o jornal Boletim da Misericórdia, da Paróquia da Divina Misericórdia, de Nova Iguaçu, e o site Pastoral da Comunicação, da Diocese Barra do Piraí e Volta Redonda.

 

 Um dos maiores destaques ficou por conta da apresentação da Arquidiocese de Niterói, que falou sobre o trabalho realizado na rádio Catedral, emissora onde aos sábados, a partir das 13h, estagiários do Projeto Comunicar da PUC apresentam o programa Revista Jovem. Após cerca de uma hora e meia, foi rezada uma missa no ginásio da PUC por Dom Orani, com a presença dos departamentos de Comunicação e Teologia, concelebrada em conjunto com padre Jesús Hortal, Reitor da Universidade, além de Monsenhor Luiz Antonio Pereira, Monsenhor Gilson Macedo, padre Ademar Pimenta, padre Paulo César Costa e frei Isidoro Mazarollo.

 

 

Edição 225

 

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro