Uma discussão sobre Ética e Sustentabilidade
02/05/2012 13:16
Andréia Coutinho

Escola Médica de Pós-Graduação teve Aula Magna ministrada pelo Reitor

Na aula magna da Escola Médica de PósGraduação, o tema Ética e Sustentabilidade na Universidade foi abordado pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ, no dia 14 de abril. O encontro teve início às 11h15m, na Sala 102-K. Vice-reitores, diretores, professores e alunos assistiram à palestra.

O padre Josafá desenvolveu conceitos e críticas a respeito do que seria sustentabilidade. Segundo ele, o número de alunos é algo limitante na PUC, pois se tem pouco espaço para comportá-los. Além disso, princípios e desafios sobre ética foram abordados. “Para discutir a sustentabilidade, precisamos ter como base a própria ética. Tanto uma quanto outra fazem parte da universidade. Nesse sentido, diria que a questão da ética, diferente da moral, está voltada para a formação dos hábitos e a construção de costumes na sociedade”, afirmou o Reitor.

A preocupação da Universidade é poder criar mecanismos para modificar os hábitos que são insustentáveis e contraditórios, para que, no futuro, os costumes sejam mais adaptados à realidade ou aos anseios que existem na sociedade. Segundo o padre Josafá, a academia ajuda a formar esses hábitos, oferecendo conteúdos, habilidades profissionais às pessoas, e auxilia na construção de valores e costumes socialmente justos, ambientalmente sustentáveis e comprometidos com a verdade.

“O objetivo da Aula Magna é contribuir com a Escola Médica, que hoje está mais presente na Universidade, nos eventos, projetos, nos nossos conselhos, e que no passado, estava distante. Passamos a ter uma dimensão que não tínhamos muito na Universidade, sabendo que a racionalidade médica faz parte das nossas inúmeras racionalidades”, explicou.

 

Edição 254

Mais Recentes
Trinta e dois pontos de reflexão
Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. lança livro sobre questões vivenciadas no ambiente universitário
Favelas do Rio em forma de conto
Autor do livro O Sol na Cabeça, Geovani Martins participa de bate-papo sobre a obra
A ginga de IZA
Ex-aluna da Universidade, cantora conversa com alunos sobre a indústria musical e representatividade