Uma discussão sobre Ética e Sustentabilidade
02/05/2012 13:16
Andréia Coutinho

Escola Médica de Pós-Graduação teve Aula Magna ministrada pelo Reitor

Na aula magna da Escola Médica de PósGraduação, o tema Ética e Sustentabilidade na Universidade foi abordado pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ, no dia 14 de abril. O encontro teve início às 11h15m, na Sala 102-K. Vice-reitores, diretores, professores e alunos assistiram à palestra.

O padre Josafá desenvolveu conceitos e críticas a respeito do que seria sustentabilidade. Segundo ele, o número de alunos é algo limitante na PUC, pois se tem pouco espaço para comportá-los. Além disso, princípios e desafios sobre ética foram abordados. “Para discutir a sustentabilidade, precisamos ter como base a própria ética. Tanto uma quanto outra fazem parte da universidade. Nesse sentido, diria que a questão da ética, diferente da moral, está voltada para a formação dos hábitos e a construção de costumes na sociedade”, afirmou o Reitor.

A preocupação da Universidade é poder criar mecanismos para modificar os hábitos que são insustentáveis e contraditórios, para que, no futuro, os costumes sejam mais adaptados à realidade ou aos anseios que existem na sociedade. Segundo o padre Josafá, a academia ajuda a formar esses hábitos, oferecendo conteúdos, habilidades profissionais às pessoas, e auxilia na construção de valores e costumes socialmente justos, ambientalmente sustentáveis e comprometidos com a verdade.

“O objetivo da Aula Magna é contribuir com a Escola Médica, que hoje está mais presente na Universidade, nos eventos, projetos, nos nossos conselhos, e que no passado, estava distante. Passamos a ter uma dimensão que não tínhamos muito na Universidade, sabendo que a racionalidade médica faz parte das nossas inúmeras racionalidades”, explicou.

 

Edição 254

Mais Recentes
Sustentabilidade é novo paradigma de desenvolvimento
Em palestra na PUC-Rio, pesquisadores do IBGE e professores do Centro de Ciências Sociais discutem a importância da leitura de indicadores sociais, e as lacunas nos dados
Fevuc: remodelação da aparência
Convidados refletem sobre as mudanças que cada indivíduo passa para se integrar às regras impostas pela sociedade
Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.