Aliança no campo cinematográfico
02/05/2012 12:00
Thaís Mandarino / Foto: Cynthia Salles

Eventos da PUC em parceria com Grupo Severiano Ribeiro

Alunos assistem às palestras dos especialistas na área de Cinema

 

O ano de 2012 é marcado pelo centenário de nascimento de Luiz Severiano Ribeiro Jr., presidente dos Estúdios da Atlântida, e pelo 80º aniversário do cineasta Roberto Farias. O curso de Cinema da PUC-Rio, em parceria com a rede de cinemas Kinoplex, promoveu o seminário O Cinema Popular da Atlântida e o Centenário de Luiz Severiano Ribeiro JR., entre os dias 10 e 12 de abril, no auditório do RDC. O encontro teve a participação de especialistas na área: o curador do acervo da Atlântida, Luiz Henrique Severiano Ribeiro Baez, neto do homenageado; o cineasta Carlos Manga; o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto; o cineasta Roberto Farias e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.

 

Na visão do professor Arturo Netto, da PUC-Rio, o evento ocorrido marcou o início de uma próspera parceria entre a PUC e o Grupo Severiano Ribeiro Kinoplex. Além do seminário, foi inaugurada uma placa que homenageia o cineasta Roberto Farias, no Kinoplex Leblon.

 

A PUC pretende realizar uma série de atividades em conjunto com Grupo Severiano Ribeiro. Durante o Festival do Rio deste ano, será feita uma homenagem a Luiz Carlos Barreto, no cinema Roxy, em Copacabana. Uma outra iniciativa da parceria é de interesse dos alunos de Cinema da PUC-Rio, que terão a oportunidade de expor seus filmes em uma mostra, que está prevista para acontecer no Kinoplex Leblon, no segundo semestre de 2012.

 

Segundo o professor Arturo, a parceria entre a Universidade e o Severiano Ribeiro Kinoplex é de extrema relevância para que o curso de Cinema da PUC alcance o patamar de referência no âmbito nacional. “Ter um parceiro de 95 anos no campo cinematográfico, e ainda ativo no mercado, é importantíssimo para a Instituição”, assinala.

 

 

Edição 254

 

Mais Recentes
Assembleia Universitária
Em sessão de final de ano, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, apresentou o balanço da Universidade e das atividades acadêmicas realizadas em 2017
Novas oportunidades na representação estudantil
Os representantes eleitos para os Centros Acadêmicos e para o DCE Raul Amaro tomaram posse nessa terça-feira, 20.
Rotina que concilia treinos e orçamentos
O gerente de orçamento e projetos da PUC-Rio, Antonio Ferreira de Oliveira, se divide entre o ciclismo e a Universidade