Aliança no campo cinematográfico
02/05/2012 12:00
Thaís Mandarino / Foto: Cynthia Salles

Eventos da PUC em parceria com Grupo Severiano Ribeiro

Alunos assistem às palestras dos especialistas na área de Cinema

 

O ano de 2012 é marcado pelo centenário de nascimento de Luiz Severiano Ribeiro Jr., presidente dos Estúdios da Atlântida, e pelo 80º aniversário do cineasta Roberto Farias. O curso de Cinema da PUC-Rio, em parceria com a rede de cinemas Kinoplex, promoveu o seminário O Cinema Popular da Atlântida e o Centenário de Luiz Severiano Ribeiro JR., entre os dias 10 e 12 de abril, no auditório do RDC. O encontro teve a participação de especialistas na área: o curador do acervo da Atlântida, Luiz Henrique Severiano Ribeiro Baez, neto do homenageado; o cineasta Carlos Manga; o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto; o cineasta Roberto Farias e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.

 

Na visão do professor Arturo Netto, da PUC-Rio, o evento ocorrido marcou o início de uma próspera parceria entre a PUC e o Grupo Severiano Ribeiro Kinoplex. Além do seminário, foi inaugurada uma placa que homenageia o cineasta Roberto Farias, no Kinoplex Leblon.

 

A PUC pretende realizar uma série de atividades em conjunto com Grupo Severiano Ribeiro. Durante o Festival do Rio deste ano, será feita uma homenagem a Luiz Carlos Barreto, no cinema Roxy, em Copacabana. Uma outra iniciativa da parceria é de interesse dos alunos de Cinema da PUC-Rio, que terão a oportunidade de expor seus filmes em uma mostra, que está prevista para acontecer no Kinoplex Leblon, no segundo semestre de 2012.

 

Segundo o professor Arturo, a parceria entre a Universidade e o Severiano Ribeiro Kinoplex é de extrema relevância para que o curso de Cinema da PUC alcance o patamar de referência no âmbito nacional. “Ter um parceiro de 95 anos no campo cinematográfico, e ainda ativo no mercado, é importantíssimo para a Instituição”, assinala.

 

 

Edição 254

 

Mais Recentes
Sustentabilidade é novo paradigma de desenvolvimento
Em palestra na PUC-Rio, pesquisadores do IBGE e professores do Centro de Ciências Sociais discutem a importância da leitura de indicadores sociais, e as lacunas nos dados
Fevuc: remodelação da aparência
Convidados refletem sobre as mudanças que cada indivíduo passa para se integrar às regras impostas pela sociedade
Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.