Debate sobre de Segurança Pública movimenta o Campus
18/05/2012 17:00
André Santos / Foto: Carolina Lucchetti

Freixo e Itagiba foram participaram da discussão

Marcelo Freixo, Orlando Zaccone, Marcelo Itagiba e Carlos Palo

 

Alunos e professores da Universidade encheram os pilotis da Ala Kennedy para acompanhar o debate sobre Segurança Pública, promovido pelo DCE, que contou com a participação do Deputado Estadual Marcelo Freixo, do delegado da Polícia Civil Orlando Zaccone, do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro Marcelo Itagiba e do presidente da Associação de Moradores da Favela da Babilônia e Chapéu Mangueira, Carlos Palo.

 

– Uma sociedade segura não é a que tem muita polícia na rua. Uma sociedade segura é aquela em que os cidadãos têm acesso aos direitos. O Estado tem que fornecer saúde, educação e segurança à população. Mas no Brasil não é assim. Para solucionar a precariedade do serviço público, temos que pagar por um plano de saúde, por uma escola particular, e não temos saída para a segurança – disse Marcelo Freixo, que fez mais críticas ao governo. – As obras da cidade não são feitas pensando em melhorias para a população. São feitas pensando em negócios. As pessoas não são removidas das favelas porque a casa delas está sob risco de desabamento, e sim pelo interesse do estado na especulação imobiliária.

 

A questão da descriminalização da maconha também debatida. Itagiba comentou que o Brasil inteiro não pensa da mesma forma:

 

– Não são todos os brasileiros que pensam como quem frequenta os pilotis da PUC, a praia de Ipanema ou de Copacabana. Acho que essa questão deveria ser discutida regionalmente, respeitando as diferenças.

 

 

Edição 255 – Plantão

 

Mais Recentes
Assembleia Universitária
Em sessão de final de ano, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, apresentou o balanço da Universidade e das atividades acadêmicas realizadas em 2017
Novas oportunidades na representação estudantil
Os representantes eleitos para os Centros Acadêmicos e para o DCE Raul Amaro tomaram posse nessa terça-feira, 20.
Rotina que concilia treinos e orçamentos
O gerente de orçamento e projetos da PUC-Rio, Antonio Ferreira de Oliveira, se divide entre o ciclismo e a Universidade