Maria Helena Novaes Mira (1926 - 2012)
11/10/2012 17:10
Helena Soares / Foto: Marisol França

Obituário

 

 

Pioneira na área de psicologia escolar, Maria Helena Novaes Mira exerceu o magistério e foi pesquisadora desde 1960 na PUC, onde introduziu a cadeira de Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem. A importância dela para a PUC foi consagrada com o título de professora emérita e o cargo de Coordenadora de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia que ela exerceu.

 

Elizabeth Ribeiro, professora do Departamento de Psicologia, era Diretora na época em que Maria Helena foi Coordenadora de Pós-Graduação e recorda a amiga com carinho. “Ela foi minha professora quando estava me formando. Em 1985, assumi o cargo de diretora, era inexperiente e muito do que aprendi foi com ela, que sempre estava disponível para ajudar o outro. Não só ajudar, mas impulsionar o próximo”, assinala. Elizabeth destaca o fato de Maria Helena não ter se afastado da PUC, apesar da idade. Ela vinha exercendo um trabalho com idosos, ou com a nova idade, como intitulava os projetos voltados para essa faixa etária.

 

A professora Maria Helena é lembrada com admiração e saudade pelas pessoas que trabalharam com ela. Vera Lúcia Lima, assessora de direção do Departamento de Psicologia, destacou a importância de Maria Helena: “Ela foi uma pessoa que marcou no departamento. Agradeço a ela por ter enriquecido meu trabalho aqui”. A professora Marina Lemette, diretora e fundadora do Neam, destacou que Maria Helena sempre interligou diversos campos do saber e foi uma parceira das grandes causas. “Ela não tinha preconceitos. Sempre buscava uma relação de construção e tinha uma vontade intensa de viver e produzir”, conta. Essa produção foi registrada em artigos, livros, folhetos, anais de congressos, vídeos e aulas, sempre integrando a teoria com a prática. Seu livro Psicologia Escolar serviu de base para vários cursos universitários.

 

Maria Helena iniciou sua formação no começo dos anos 1950, tendo estudado na Universidade de Genebra e na Universidade de Paris V, além de ter realizado diversas especializações e estágios no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá, visando sempre ao aperfeiçoamento e à atualização profissional. Obteve várias bolsas de estudo no exterior de instituições como Unesco, CNPq, Conselho Britânico e Fundação Ford.

A professora participou da comissão que regulamentou a Lei da Profissão do Psicólogo, da criação da Associação Beneficente de Reabilitação (ABBR) e do Serviço de Orientação Psicopedagógica na Escola de Guatemala, escola experimental do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep). Contribuiu também na criação do Centro de Testes Psicológicos e Educacionais e da Associação Brasileira para Superdotados (ABSD), da qual foi presidente durante dois períodos. Em novembro de 2000, a professora recebeu a “Ordem Nacional do Mérito Educativo”. Maria Helena faleceu de infarto no dia 17 de setembro.

 

Edição 261

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro