Olhares de jovens escritos em versos
14/05/2013 16:13
Hugo Pernet/ Foto: Thalyta Veras

Seis alunos vivem dia de escritor na ABL como novos talentos das letras

Marianna de Oliveira se inscreveu no concurso sem grandes pretensões

Um livro dividido entre 53 autores jovens, resultado de um concurso. Com esta composição, seis alunos da PUC-Rio participaram do lançamento do livro Novos talentos da poesia, organizado pela Fundação Cesgranrio, no dia 24 de abril. No total, três mil exemplares da obra serão distribuídos em instituições de ensino e em bibliotecas escolhidas pelos autores.

O objetivo do livro é levar “ambiência cultural” às escolas, tanto públicas, quanto privadas, diz o presidente da Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa. O Secretário-executivo do Centro Cultural da Fundação, Leandro Bellini, ressalta que educação e cultura não podem andar separadamente. As inscrições foram abertas somente para alunos do Rio de Janeiro. Bellini destaca que o concurso de poesia foi escolhido pela Cesgranrio, por causa da dificuldade de encontrar jovens interessados no gênero literário. Porém, ele se surpreendeu com 300 textos enviados.

– Foi uma surpresa o número de inscritos. Eu não sabia que tínhamos tantos jovens com interesse em poesia. O processo de seleção durou até um pouco mais, pois não esperávamos receber tantos textos – ressalta.

Autora da poesia O que sentimos, Marianna de Oliveira, aluna de Jornalismo da PUC-Rio, gosta de escrever desde a infância. No ensino fundamental, escreveu a poesia - que enviou à Cesgranrio - para receber um ponto em português.

– Eu não esperava ser selecionada. Quando li o e-mail, gritei “eu nao ecredito!” e todos se espantaram com a minha exaltação – descreve.

João Marcos Cantanhede, também graduando de Comunicação, começou a escrever aos 15 anos, com inspiração em reminiscências da infância e da juventude. Decidiu, então, criar o blog presentereflections.tumblr.com, onde Prezado futuro, poesia escolhida pelo concurso, divide espaço com mais cem poemas. Para Cantanhede, escrever poesia é uma forma de “relaxar a mente”.

Além de Marianna e de Cantanhede, também tiveram um texto escolhido os alunos da PUC-Rio Lucas Noleto Rique Reis, de Ciências Sociais; Luciano Rosse Loureiro, Administração; Ruberval José da Silva, História; e Tatiana Cristina Costa Mendes, Direito.
A atriz e poetisa Elisa Lucinda, presente no lançamento, acredita que a poesia investiga o ser humano e traduz os sentimentos. A atriz afirma que o gênero é importante à juventude, época de fortes emoções.

– Eu comecei a escrever poesia na adolescência. Meio raivosa, um pouco libertária, na época da ditadura. A poesia foi minha aliada para expressar o que eu queria – afirma Elisa, que, durante a cerimônia, declamou seis poesias, escolhidas por ela.

Edição 269

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC