Modernidade em preto e branco
01/04/2014 12:07
Leticia Gasparini e Diego Roman Fotos: Paulo Rubens Fonseca

Exposição e livro retratam em fotografias a perda da identidade do ser humano

Acima, a imagem foi capturada de um homem com o reflexo da torre, no cais de Barcelona
O fotógrafo Paulo Rubens Fonseca começou a trabalhar com imagens refletidas nas mais diversas superfícies quando estava no jornal Correio da Manhã, em 1974. A primeira, no vidro de um carro, fazia uma referência ao momento político da época, a ditatura militar. Foi o ponto de partida para o projeto de fotografia que ele desenvolveu em 39 anos de trabalho. Professor do Departamento de Comunicação Social, Paulo Rubens reuniu as imagens no livro Reflexos, lançado em março. O resultado deste trabalho também compõe uma exposição, com o mesmo título do livro, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro.
Uma vitrine, na cidade de Veneza, que reflete a fachada

São pessoas reproduzidas em para-brisas, painéis, vitrines, elevadores, janelas, entre outras plataformas. Todos os momentos foram, como define o fotógrafo, “roubados”, ninguém posou para a foto.

– É uma crônica da urbanidade, uma documentação da modernidade, sobre a perda da identidade da figura humana no caos das metrópoles.

As fotos foram capturadas em 11 cidades do mundo, entre elas Nova York, Rio de Janeiro, Roma e Paris. Terceira exposição da carreira de Paulo Rubens, Reflexos tem o objetivo de emocionar de diferentes formas.

– A fotografia é outra forma de produzir imagens que se diferem da pintura e do cinema. Ela consegue parar o tempo. A vida é algo muito veloz, fugaz. A fotografia eterniza, é algo que se destaca no nosso dia a dia. Os nossos olhos não param. Isso já é um diferencial do que é real e o que é estampado numa foto.

O livro reúne 160 fotos, a maioria produzida de forma analógica e em preto e branco. Poucas são coloridas, digitais, feitas em 2010, em Nova York. Nesse conjunto está um autorretrato. A exposição, com 41 fotos, está aberta ao público até 20 de abril.

Vagão do metrô de Paris, fotografado por Paulo, na Estação Stalingrad


Edição 279

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação