Mostra PUC: Compromisso social
12/08/2014 18:20
Rayanderson Guerra/Foto: Gabriela Doria

Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio apoia cerca de 14 projetos

Respuc na Mostra

A Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (Respuc) também está presente na XVII Mostra PUC, e quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido, basta passar pelo estande da Vice-Reitoria Comunitária. A Respuc reúne os projetos sociais desenvolvidos ou mantidos pela Universidade e, por meio da estruturação e fomento das iniciativas sociais, potencializa o impacto social gerado pelos empreendimentos. A Rede de Empreendimentos apoia cerca de 14 projetos, todos com o compromisso social.

A Rede conta com projetos voltados para alunos, funcionários e para a comunidade. Um exemplo é o Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (Fesp) que tem o objetivo de garantir a permanência de estudantes com perfil filantrópico nos cursos de graduação. Outro projeto importante que integra a Respuc é o Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (Piues), que realiza diversas atividades para aproximar os alunos do Ensino Médio à Universidade, proporcionando o contato com toda estrutura dos cursos e professores.

Segundo o aluno do 9º período de Engenharia Química da PUC-Rio Gerson da Silva, 23 anos, voluntário do projeto, a intenção da Rede é complementar a formação do aluno dentro da universidade e trocar conhecimentos e experiências com a comunidade.

- A Respuc conta com programas de financiamentos de projetos (Incubadora Social de Comunidades do Instituto Gênesis da PUC-Rio), para alunos que possuem ideias de projetos sociais, e tem também programas para a comunidade externa, como o Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (Neam) – ressaltou.

O financiamento do projeto ocorre através de parceiros externos, dentre eles, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Projeto Parque Vivo, Instituto Reação, Saúde Criança Zona Sul, Associação São Martinho, TETO e IPP/UPP Social (em tratativa). Para ser voluntário em um dos núcleos é necessário identificar a área de atuação e o projeto que deseja realizar, e em seguida, acessar o site www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/respuc/index.html

Mais Recentes
A missão de ouvir diferentes vozes
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
As difíceis decisões de um Vice-Reitor
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
Desafios de uma Universidade de excelência
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores