Mostra PUC: Beleza e tempo em discussão
13/08/2014 18:07
Rayanderson Guerra / Foto: reprodução TV PUC-Rio

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy fez uma trajetória da preocupação do homem com a beleza e a autoestima na história mundial.

Beleza e tempo. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy, professor do Departamento de cirurgia plástica da Universidade e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. O encontro, promovido pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio no Auditório do RDC, fez parte da programação da XVII Mostra PUC.

Durante a palestra, Pitanguy fez uma trajetória da preocupação do homem com a beleza e a autoestima na história mundial, associando a situações e comportamentos atuais. Temas como o envelhecimento e a relação médico-paciente foram também abordados. Segundo Pitanguy, as pessoas não devem buscar as cirurgias plásticas como forma de se adequar a um padrão de beleza. De acordo com o médico, o crescimento de procedimentos realizados no Brasil faz com que o país supere os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas para fins estéticos, dado registrado em um estudo feito pela Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas.

- Na realidade são vários fatores envolvidos, mas um deles, talvez o mais importante, é que no Brasil nós formamos muitos cirurgiões plásticos. Portanto, existem profissionais bem formados que sabem recusar um caso, quando não há uma indicação, mas, por outro lado, sabem aconselhar quando é necessário. O que não é frequente em outros países. Eu acredito que outro ponto pode ser a melhoria econômica da população, mas nós temos que ter o cuidado de não rotular as cirurgias plásticas como elitismo – analisou.

Mais Recentes
A missão de ouvir diferentes vozes
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
As difíceis decisões de um Vice-Reitor
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
Desafios de uma Universidade de excelência
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores