Todas as formas de Salvador Dalí
26/08/2014 17:46
Ana Costa e Gabriel Pinheiro

Um mergulho no universo multifacetado do artista

Figuras tumbadas en la arena (1926, óleo madeira, 20,70 x 27,30 cm, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres)
La máxima velocidad de la Madonna de Rafael (1954, óleo sobre tela 81x66 cm, Museo Nacional Centro de Reina Sofia, Madrid)
Pintor, ilustrador e até roteirista, Salvador Dalí, dono do bigode mais famoso do século XX, explorou as diversas vertentes artísticas do mundo contemporâneo. Além de pensador, escritor, designer e cenógrafo, o artista surrealista estampou diversas capas de revistas e ficou conhecido como um grande atuante da mídia. Dalí foi considerado por muitos um homem que, antes de tudo, pensou o seu tempo.

A diversidade de técnicas exploradas por Dalí – e que podem ser conferidas nas 150 obras em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 22 de setembro – não são uma novidade: o artista gostava de experimentar diferentes linguagens. A qualidade do traço do pintor também pode ser observado nas ilustrações para livros como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes e Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carroll.

A professora de estética da comunicação de massa da PUC-Rio Rosângela Nunes comenta que o surrealismo nasceu como um movimento que pretendia abranger todas as formas de arte. Assim, diz Rosângela, os artistas buscavam disseminar conceitos e ideias sem se preocupar em serem rotulados. Segundo a professora, todo grande artista desse movimento estava profundamente conectado com a atualidade.

Monumento Imperial a La Mujer-Niña (1929, óleo sobre tela, 140 x 80 cm Museo Nacional Centro de Reina Sofia, Madrid)

– Nesta conexão com o presente, Dalí estava aberto a todas as novas linguagens que estavam acontecendo. Ele sabia usar a mídia a seu favor. Era conectado com o mundo da mídia, da comunicação, sempre de forma provocadora.
Rosângela ainda acrescenta que Dalí não via a publicidade como algo “terrível”. Para ela, o artista fazia o próprio marketing “de forma extraordinária”.

Professora de comunicação e literatura da PUC-Rio Giovanna Dealtry concorda que o artista soube usar a imagem a seu favor. De acordo com ela, a personalidade marcante do surrealista fez com que ele fosse criticado.

– Muitos afirmavam que ele reproduzia uma fórmula própria somente para vender. A própria imagem dele se torna uma persona muito artística. Ele soube usá-la, e percebeu isso no momento em que as obras de artes se tornaram uma mercadoria, um caráter assumido.

O professor e crítico de artes Fernando Cocchiarale afirma que o surrealismo é um movimento importante, que gerou alguns bons pintores. Para ele, Salvador Dalí, sem dúvidas, foi um artista significativo para o estilo, mas nomes como René Magritte se destacaram mais. Por outro lado, Cocchiarale aponta para o fato de que os surrealistas dividiam o cenário da época com os abstracionistas, como Pablo Picasso e Henri Matisse.

Rosângela explica que a obra do artista pode ser dividida em dois momentos. O primeiro, em que ele sofre por ter recebido o mesmo nome de um irmão que morreu. Este fato o fez sentir como se vivesse no lugar de outra pessoa e acarretou em problemas de impotência sexual em sua vida até cerca dos 30 anos.

– O fantasma do irmão aparece quase sempre. No quadro dos relógios derretidos, A Persistência da Memória, o tema não é o tempo cronológico, medido pelo relógio, mas o tempo psicológico, da lembrança, explorado pela psicanálise.

O segundo bloco tem um caráter metafísico. Quando ele explora a figura das Madonas. Neste, ele aflora todo o sentido religioso. Mas, conclui a professora, ele jamais perde contato com o erótico.

– As madonas mais belas e mais eróticas são as de Salvador Dalí.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação