Um importante passo para entender o país
09/10/2014 16:54
Arthur Macedo / Foto: Gabriela Doria

A meta é transformar o Data Zoom em um software de referência na área

Gustavo Gonzaga coordena projeto de criação do Data Zoom, que oferece ferramentas para ler dados
Os dados do IBGE estão cada vez mais fáceis de serem acessados. Todas as informações do Censo, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de pesquisas de orçamentos familiares e de economia informal, entre outros, estão disponíveis na página do Instituto. Porém, a leitura desses dados não é fácil, e nem todos conseguem entendê-los. A fim de facilitar a compreensão dos microdados de pesquisas do IBGE, foi criado o software Data Zoom, com financiamento da Finep, que oferece, gratuitamente, ferramentas que leem esses dados.

O professor Gustavo Gonzaga, do Departamento de Economia da Universidade, é o coordenador do projeto. Alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de outros profissionais do Departamento, ajudaram na criação do software, lançado no início de junho.

Gonzaga explica que para ler os dados, sem o Data Zoom, as pessoas necessitam escrever o que é chamado de dicionário de dados. Cada instituição ou pessoa precisa organizar o próprio dicionário. E isso não é algo que todos saibam fazer com facilidade.

– Ocorre que na PUC, USP, FGV, entre outras, o pessoal começa a criar seus próprios grupos para acessar esses dados. Só que é um desperdício de recursos, pois cada um faz o seu, o que leva, pelo menos, uma semana. Então, propusemos à Finep um bem público. Com o Data Zoom, ninguém mais vai precisar escrever um dicionário para acessar dados do IBGE – afirma.

Em três meses, a página do Data Zoom coleciona cerca de seis mil acessos. Desse número, 10% vêm de fora do Brasil, fato que surpreendeu os coordenadores, uma vez que o projeto não foi muito divulgado. Gonzaga observa que o software ainda vai passar por processos de melhorias.

–Vai ter uma nova versão do site em breve. O pessoal do Escritório Modelo de Design da PUC ajudou a criar a marca, é uma marca registrada. Na página, há vídeos e um tutorial de uso. Colocaremos mais vídeos ensinando para que servem dados brasileiros. Vamos desenvolvendo cada vez mais. Temos ideia de criar um fórum, colocar as pessoas para debaterem entre si – diz.

A ideia é espalhar cada vez mais o Data Zoom. Segundo Gonzaga, o interesse pelos dados brasileiros é enorme.

– Os dados são muito ricos. Esse que é o mérito do IBGE, é uma referência na América Latina. E eles avançaram cada vez mais no acesso. Pela página do IBGE, você baixa o dado do Censo, de graça, sobre 15 milhões de pessoas. Só que os dados vêm daquela forma confusa. Para tornar o Data Zoom padrão, temos que mantê-lo atualizado e aperfeiçoá-lo. Vai ser algo que passará a fazer parte do nosso Departamento – conclui.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país