Competência garante prêmio internacional
29/10/2014 16:36
Gabriel Pinheiro / Foto: Gabriela Doria

Professor ressalta que o novo profissional deve ser capaz de se reinventar

A aliança entre conhecimento técnico, social e econômico, com a visão de empreendedor, proporcionou ao Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, o prêmio IFEES Duncan Fraser Global Award. Criada em 2010, a homenagem é concedida anualmente e distingue o vencedor pela flexibilidade na área de educação em engenharia. Este ano, a cerimônia de premiação será em Dubai, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

A IFEES é uma sociedade internacional de engenheiros que tem como característica a flexibilidade e a preocupação com o ensino e o impacto da carreira no mundo. Scavarda explica que o vencedor não é escolhido exclusivamente pela qualidade técnica, mas por uma visão ampla da engenharia dentro da sociedade como um todo.

O professor afirma que a área tem crescido em importância com o passar dos anos. Ele acrescenta que, nos dias atuais, os engenheiros são os profissionais responsáveis por produzir a infraestrutura e os serviços do país.

– Particularmente, na área de educação em engenharia, você não só trabalha o processo educacional do indivíduo, mas também o desenvolvimento socioeconômico dos países onde você tem engenheiros bem qualificados.

A importância do reconhecimento para a Universidade, afirma Scavarda, é a visibilidade internacional. Ele ressalta a importância da capacidade de reinvenção para que bons profissionais sejam formados.

– Hoje em dia, quanto mais flexível for o engenheiro, quanto mais uma universidade faz um engenheiro flexível, mais em alta ele estará. Ou seja, quanto mais ele tiver aprendido a aprender, mais chances ele vai ter no mercado de trabalho.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país