Confirmando a nossa excelência acadêmica
29/10/2014 17:19
Pe. Josafá Carlos Siqueira, S.J.

Reitor aborda o resultado do Guia do Estudante de 2014, em que a excelência da Universidade é reconhecida pelo terceiro ano consecutivo.

Pelo terceiro ano consecutivo, a PUC-Rio confirma a sua excelência acadêmica no Guia do Estudante de 2014, em três áreas do conhecimento, recebendo o primeiro lugar, entre as Universidades privadas, em Ciências Sociais e Humanas, Engenharia e Produção e Ciências Exatas e Informática. Dos 34 cursos de graduação avaliados, tivemos 13 cursos com 5 estrelas, 19 com 4 estrelas e apenas 2 cursos com 3 estrelas.

Certamente, este é um motivo de orgulho para todos nós, pois, afi nal, estamos falando de um horizonte amplo de avaliação, envolvendo, no Brasil, 1.632 instituições e 12.319 cursos de graduação. Por ser uma Universidade de porte médio, comparada com outras públicas e privadas que vêm se expandindo quantitativamente nos últimos anos, procuramos manter quatro características que fazem parte do nosso ethos institucional. A primeira está relacionada com a manutenção da excelência, mesmo com a renovação d os quadros docentes, um número relativamente pequeno de professores de tempo contínuo, e a concorrência externa de outras instituições de ensino superior. Segundo, pelo crescimento das pesquisas científi cas, que hoje correspondem quase à metade de nosso orçamento. Terceiro, pela política de inclusão socioeducacional, que mantém um número elevado de bolsas integrais e parciais, permitindo o acesso de pessoas pertencentes às classes sociais com menor poder aquisitivo. Quarto, pela cultura interna de pertencimento, envolvendo toda a comunidade universitária.

Outro motivo de satisfação e agradecimento a todos, consiste no bom resultado que tivemos no QS Latin American University 2014, onde dentre as 50 melhores Universidades, públicas e privadas, sendo 17 destas brasileiras, a PUC-Rio ocupa o 13º lugar, mantendo o 1º lugar dentre as Universidades privadas e comunitárias no Brasil, e 2º lugar no Estado do Rio de Janeiro.

Agradecemos a Deus e a todos que têm nos ajudado neste esforço coletivo, em manter aquilo que sempre fez parte de nossa história institucional, na certeza que continuaremos a lutar para a melhoria do ensino superior brasileiro

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil