Mais qualidade na educação
26/11/2014 17:09
Aline Rípoli/ Bruna Duque Estrada

Programa da Capes tem o objetivo de formar e incentivar as licenciaturas

Ao longo do dia, projetos de diversas áreas do conhecimento foram apresentados pelos bolsistas do Pibid
O desafio de oferecer uma educação básica de qualidade é batalha travada há anos no país, entre outros problemas, por causa das más condições de trabalho e do desprestígio do magistério público. Com o objetivo de discutir resultados e experiências relacionados à formação básica, alunos e professores se reuniram no II Encontro do Pibid/PUC-Rio.

Adotado como uma das medidas políticas para melhorar o ensino básico, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) visa aperfeiçoar e valorizar a formação de professores. O programa da Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto.

Para a Coordenadora Institucional do Pibid/PUC-Rio, Maria Rita Passeri Salomão, o programa incentiva a formação de professores.

– Ao invés de os alunos entrarem no estágio só no momento do estágio curricular, o Pibid proporciona uma vivência da teoria, que se aprende na universidade, dentro das escolas. Professores, com função de supervisores, acompanham o trabalho desses alunos, além de um coordenador de área, que é um professor da Universidade. A importância dele é conseguir mais professores para a licenciatura, incentivar a formação e melhorar a qualidade do professor, resolver ou minimizar problemas relacionados à formação, especialmente em áreas mais carentes.

Ao longo do dia, foram apresentados subprojetos nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Aluna do 6º período de Licenciatura em Pedagogia, Patricia Araújo participou do subprojeto na Escola Municipal Sergio Vieira Mello, no Leblon, e contou que, com o Pibid, é possível viver na prática o que se estuda na sala.

– É enriquecedor, pois muitas vezes, quem não tem essa oportunidade, sai da faculdade e se depara com a realidade de uma escola, e acha que aquilo não é o que ele quer para vida. E nós já estamos tendo contato antes da formatura, para não ter um choque tão grande.

A PUC ocupa hoje posição de destaque entre os Pibids no cenário nacional. Em 2012, oito projetos da Universidade foram aprovados, com 35 bolsistas. Um ano depois, o número de bolsistas passou para 145, e orçamento aproximado de R$ 1 milhão. Mas, como reforça Maria Rita, o objetivo vai muito além dos números.

– As licenciaturas na PUC- -Rio têm como proposta a qualidade da formação de professores, tanto que o programa de bolsas pró-licenciaturas, que já existia na Vice-Reitoria Acadêmica, foi ampliado recentemente para 100%, no sentido de formar talentos para atuarem como professores. Por isso, o nosso lema hoje é crescimento com qualidade. O primeiro lema foi professores para o futuro, e o segundo, crescimento com qualidade.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país