Espírito de campeãs e pioneiras do basquete
27/11/2014 19:15
Ana Costa / Fotos: Weiler Filho

Primeiro time feminino da PUC conquista vice-campeonato universitário

Meninas se preparam para a disputa do próximo campeonato
Um grupo de meninas trocou as arquibancadas pelas quadras e realizou um feito inédito para a Universidade. Além de formar o primeiro time de basquete feminino da PUC-Rio, elas conquistaram o vice-campeonato universitário, em outubro de 2014, no qual enfrentaram grandes adversárias. Com união e força de vontade, as garotas ultrapassaram obstáculos e, para a surpresa de todos, inclusive delas mesmas, chegaram à final.  O segundo lugar teve um gostinho de vitória, já que elas tiveram um pouco mais de um mês para se preparar. Somente durante a competição foi possível amadurecer e encorpar taticamente o time. Apesar do pouco tempo de treino, as atletas brigaram de igual para igual com as rivais e se destacaram pela superação.

O laço que se formou entre as jogadoras após rápido processo de formação do time surpreendeu as meninas que caíram de paraquedas neste desafio. A ala Larissa Magioli, 24 anos, aluna do 8° período de Arquitetura, afirma que não esperava encontrar um grupo tão unido. Segundo a estudante, no dia em que perderam a final ainda era possível ver a alegria estampada no rosto das pessoas.  De acordo com ela, juntas, as meninas construíram uma trajetória positiva, que vai além do resultado.

– A representatividade é muito importante. É de extrema importância, para nós, criarmos um legado. Queremos que a nossa história incentive as futuras gerações a darem o seu melhor, como a gente faz atualmente, e subir cada vez mais o nível da seleção PUC.
Para a pivô Renata Lira, 25 anos, aluna do 4°período de Pedagogia, a oportunidade de defender a instituição é especial.

– Meus pais trabalham na PUC, então, para mim, particularmente, pela minha história, é muito importante representar a Universidade. Estou no time contagiada por esta energia de dar o máximo de mim.
Esquemas táticos, marcação e arremessos são prioridades nos treinos

Embora tenha ocorrido a inclusão das meninas na modalidade, os horários disponíveis para o esporte não foram alterados. O time treinava apenas duas vezes na semana ao lado da equipe masculina, que ocupava a outra metade do ginásio. O técnico Luis André de Souza se dividia entre 12 meninas e 25 rapazes para passar instruções táticas e palavras de incentivo.

Por causa das condições limitadas, o técnico não esperava o sucesso logo na primeira campanha. Segundo ele, o espírito vencedor parte das próprias meninas e deve ser passado para a posteridade. Um dos seus objetivos, além de ganhar o campeonato, claro, era conscientizar as alunas da importância daquele momento e que era apenas o pontapé inicial.

– Elas têm que fazer história, a história delas. Vão ser referência para as outras meninas. Todo mundo que entrar, vai entrar com essa mesma mentalidade campeã. Se elas conseguirem deixar isso para as futuras calouras, a PUC vai ter um histórico sempre de vitórias.

A iniciativa de criar o time feminino surgiu com o Projeto PUC Universidade Olímpica. De acordo com o Coordenador  de Educação Física, Renato Callado, o intuito era fomentar novas modalidades que pudessem representar a instituição nos torneios universitários.

– É muito importante que tenhamos equipes que representem a PUC. Nas competições, os alunos sabem que devem honrar o nome e a tradição da PUC-Rio. Eles formam um grupo coeso e criam um elo de identificação muito grande entre os alunos e a Universidade.
O professor Renato também lembrou o sucesso obtido no futsal feminino, que foi uma iniciativa dele com o técnico, professor Victor Hugo, em 1999. Hoje, o time está consolidado, assim como a equipe de voleibol. Para ele, a redução do preconceito com a inclusão feminina nas práticas esportivas é um diferencial que contribui para participação cada vez maior das mulheres.

– Nosso próximo desafio é formar uma equipe, masculina e feminina, de handball.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC