Meio século de excelência
12/12/2014 17:25
Michele Freitas / Foto: Gabriela Dória

A Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio completa 50 anos. Para celebrar a trajetória de conquistas e excelência, no dia 27 de novembro, houve uma cerimônia que contou com a participação do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Toubes Prata.

O Secretário-executivo do Ministério de Ciência, Educação e Tecnologia participou da comemoração

A Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio completa 50 anos. Para celebrar a trajetória de conquistas e excelência, no dia 27 de novembro, houve uma cerimônia que contou com a participação do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Toubes Prata. O programa está entre os melhores do país e nos últimos nove anos – três triênios – obteve o conceito máximo na avaliação nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a nota 7.

Em 1964, foi inaugurado o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, um dos primeiros em engenharia do país. Na PUC, foi produzida a primeira dissertação em Engenharia Mecânica do Brasil. Em 1980, teve início o curso de doutorado. Desde então, já se formaram no programa 615 mestres e 149 doutores. Atualmente, os cursos reúnem cerca de 160 alunos, divididos entre três áreas de concentração: Petróleo e Energia, Termociências e Mecânica Aplicada.

O corpo docente é formado por 18 professores doutores, que também atuam na graduação e participam ativamente da comunidade científica nacional e internacional. A pós-graduação é reconhecida também por inúmeras premiações. A mais recente foi a conquista do professor Arthur Braga, com o Prêmio ANP de Inovação Tec- nológica 2014, pelo trabalho desenvolvido no Laboratório de Sensores a Fibra Ótica.

O programa também está alinhado às demandas da indústria. Ao longo dos anos, tem desenvolvido inúmeros projetos de pesquisa e parceiras com empresas do ramo de petróleo e da indústria em geral. Segundo a coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, professora Angela Nieckele, mais de 40 patentes já foram depositadas pelos professores do programa.

– A procura de alunos de tempo parcial tem crescido muito, com frequência incentivados pela empresa onde trabalham. Isso indica que os profissionais que já estão inseridos no mercado sentem a necessidade de voltar para a Universidade para completar a formação e aplicar os conhecimentos no dia a dia das empresas.

Para Angela, o objetivo do programa de Pós-Graduação é produzir pesquisas de qualidade e divulgar, cada vez mais, os resultados em revistas científicas de grande reconhecimento e em maior quantidade.

Bruna Leopércio, de 22 anos, emendou o mestrado assim que concluiu a graduação, também pela PUC. A aluna estuda a área de fluidos e trabalha em um dos laboratórios da PUC, que desenvolve projetos para grandes empresas de petróleo.

– Eu escolhi a PUC por causa da experiência positiva que tive quando fiz a graduação. A estrutura é excelente, os laboratórios têm equipamentos de última geração, e os professores são muito bem qualificados. Além disso, quando fiz iniciação científica, tive contato com muitas pessoas que estudavam na pós- -graduação daqui e todos eles me incentivavam a fazer o curso também.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país