Reconhecimento à atuação acadêmica
15/12/2014 15:28
Aline Rípoli/ Foto: Bruna Duque Estrada

Trajetórias de empenho e dedicação ao ensino e à pesquisa

Reitor (ao centro) ressalta esforço de profissional dedicado ao magistério

Os professores Nelio Domingues Pizzolato, do Departamento de Engenharia Industrial, Vera Maria Candau, do Departamento de Educação, e Angela de Luca Rebello Wagener, do Departamento de Química, receberam o título de professor emérito. A cerimônia foi realizada no dia 26 de novembro, na reunião do Conselho Universitário.

A professora Vera destacou a importância da formação universitária, em um país como o Brasil, que deve ser encarada como um privilégio e que significa uma contribuição para a sociedade. Ela ingressou na PUC em 1959, para cursar Pedagogia. Posteriormente fez pós-graduação na Universidade Católica de Louvai, na Bélgica, além de doutorado e pós- -doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. Para Vera, a seriedade do trabalho intelectual na PUC torna a Universidade uma referência no meio acadêmico.

– Aqui eu aprendi a importância da relação universitária e o compromisso social. Eu acho que ser emérito é, de alguma forma, reconhecer essa trajetória, colocar a trajetória a serviço da Universidade e ter um pouco mais de tempo e menos pressão administrativa e burocrática para continuar contribuindo com a Universidade.

No discurso de agradecimento, professor Pizzolato lembrou a carreira como acadêmico e se mostrou emocionado com o recebimento do título.

– De fato, me sinto extremamente feliz, porque depois de cinco anos como estudante e praticamente 45 como professor, isso é um coroamento. A minha vida sempre foi ligada ao ensino, desde o tempo de estudante, eu era professor da rede pública, e ali eu descobri uma vocação para ensinar. Esse momento se torna um divisor de águas, em que eu vou ter menos atribuições, mas que tentarei exercê-las sempre da melhor forma possível, e queira Deus que eu consiga ficar nessa situação por muitos anos ainda.

Assim como Vera Candau, Pizzolato estabeleceu uma forte relação com a Universidade, alternando períodos de estudo dentro e fora da instituição, onde é professor desde 1969. Formado pela PUC em Engenharia Industrial Mecânica, em 1963, Pizzolato foi bolsista na ETH de Zurique, Suíça. Pela PUC, ele cursou mestrado, em Engenharia de Produção, em 1971. Seis anos depois, defendeu o doutorado na Business School, da Universidade do Norte da California. Em 1987, Pizzolato fez pós-doutorado na Universidade de Montreal.

Angela Rebelo Wagener é formada em Licenciatura em Química pela UERJ, em 1969, mas a pós-graduação foi realizada na PUC: mestrado e doutorado em Química, concluídos em 1971 e em 1974, respectivamente. Cursou o pós-doutorado na THAachen, na Alemanha, em 1978, e no Scripps I. Oceanography, Estados Unidos, em 1988. Ela trabalha como professora titular do Departamento de Química desde 1994.

O Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., observou que ser professor emérito não significa parar de produzir. Ele afirmou que, embora o profissional diminua o ritmo do trabalho, ele tem de equilibrar a trajetória de educação integral com o cumprimento das normas e o acúmulo de compromissos acadêmicos.

– É reconhecer o esforço do que foi e sempre será um especialista em ciências ou artes, decidindo-se pela profissão científica e pelas publicações. É ser eminente no campo do saber, da consciência de quem deu e continuará dando o melhor de si para o progresso da sociedade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro