Espaço entre árvores e flores
15/12/2014 15:31
Michele Freitas / Foto: Gabriela Dória

Inaugurado no dia 25 de novembro pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura, o Jardim Vizinho fica ao lado do prédio da Cátedra Unesco de Leitura. O espaço é para a criação e integração com a natureza. Durante a cerimônia, o Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., plantou uma muda de oiti, em homenagem ao professor Ricardo Oiticica, ex-diretor do Instituto.

Na inauguração do Jardim Vizinho, jovens do NEAM plantam flores

Um local voltado para a integração entre as pessoas, a poesia e a natureza, essa é a proposta do Jardim Vizinho, inaugurado no dia 25 de novembro pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura/Cátedra Unesco de Leitura. Entre árvores e flores, o novo espaço, que fi ca ao lado do prédio da Cátedra Unesco, tem mesas equipadas com tomadas. Um estímulo para a leitura em espaços abertos, facilitando trocas, debates e criação, em um clima mais descontraído.

A inauguração teve a presença de músicos e poetas. A inspiração para o encontro foi o livro de poesia Jardins, de Roseana Murray, com ilustrações de Roger Melo. Também participaram os alunos do Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (NEAM), que recitaram uma poesia e plantaram mudas de flores conhecidas como Maria sem vergonha. Daniel Dias, de 16 anos, fi cou animado com a experiência.

– Foi algo novo, eu nunca tinha plantado nada. É muito bom ter a oportunidade de aprender coisas novas. Ouvi dizer que o homem tem três objetivos na vida: plantar uma planta, escrever um livro e ter um fi lho. Agora só faltam duas coisas.

Durante o encontro, o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., plantou uma muda de oiti, em homenagem ao professor Ricardo Oiticica, ex-diretor do Instituto, que morreu em outubro de 2013. Os colegas que conviveram com Oiticica recordaram do amigo com carinho. Segundo o Reitor, quando as pessoas passarem pela árvore vão lembrar do professor. A muda de oiti foi escolhida porque seu nome remete ao sobrenome de Oiticica.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., plantou muda de oiti em homenagem ao professor Ricardo Oiticica

Enquanto plantava, padre Josafá explicou aos jovens do NEAM que a espécie, proveniente da Mata Atlântica, cujo nome científico é Licania tomentosa, tem uma película de proteção nas folhas que serve para captar partículas de poluição do ar.

Para o Reitor, a criação desse espaço está relacionada à necessidade de colocar as pessoas mais próximas a Deus, por meio da natureza, e dos outros, o que ajuda a humanizar a Universidade.

– Humanizar o espaço é integrar as coisas que nos ajudam a crescer interiormente. Dar respostas às questões mais profundas dos seres humanos. Esse jardim é o ponto de partida para a criação de muitos outros espaços que pretendemos construir na PUC.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro