O dia a dia na PUC
15/04/2015 17:51
Por Giulia Saletto e Pedro Malan / Foto: Matheus Salgado

Estudantes do Ensino Médio de vários colégios visitam a Universidade

Cerca de 5 mil alunos de escolas públicas e privadas participaram da 12ª edição do PUC por um Dia, que ocorreu no dia 10 de abril na Universidade. O encontro tem como objetivo ajudar estudantes na escolha profissional, apresentar as instalações do campus e oferecer palestras sobre os cursos de graduação existentes na instituição. Várias atividades culturais também foram organizadas para os visitantes, como workshops de camisetas e confecção de caricaturas.

A coordenadora do PUC por um Dia, Carmen Fagundes, observou que, a cada ano, aumenta a procura pelas atividades promovidas pelo programa. Ela ressaltou que todos os cursos têm uma demanda grande.

- Todas as salas e auditórios estão cheios. Não há estrelas no PUC por um Dia, todos os cursos são muito procurados. São ao todo 12 mil vagas para aproximadamente umas 300 atividades, porque todos os cursos, departamentos e setores da PUC, como o Solar e a Biblioteca, se envolvem. Por isso, o número é grande – ressaltou.

De fato, a disputa era grande. Para o acesso às palestras, cerca de 50 a 60 senhas eram distribuídas aos alunos. Muitos inclusive, não conseguiram senhas por causa da demanda. As atividades culturais no bosque não necessitavam de senhas, mas também renderam grandes filas, especialmente a confecção de caricaturas. As palestras de vocação profissional foram procuradas por jovens que estavam em dúvida sobre o futuro e a carreira a seguir. Na área de engenharia, alunos puderam visitar laboratórios e ver de perto os projetos criados pelos universitários.

De acordo com Carmen, mais de 2.500 funcionários e alunos treinados participaram do encontro. O trabalho dos voluntários do PUC por um Dia é ajudar os visitantes, tirar dúvidas e guiá-los para as palestras e atividades. Rodrigo Rosalinski, 21 anos, cursa o 5º período de Jornalismo e participou pela segunda vez. Para ele, é importante dividir a experiência de universitário com os mais novos, e que essa troca de conhecimento é benéfica para os dois lados.

Mais de 300 professores de escolas acompanharam os jovens visitantes. Foi o caso de Joaquim Nogueira, 37 anos, professor de um curso preparatório para o vestibular. Ele reuniu alunos de diversas classes sociais do Rio para visitar a Universidade e apresentar os cursos e programas de bolsa.

- Esse evento é maravilhoso, pois muitos não conhecem a estrutura que a PUC-Rio tem para oferecer, não tiveram acesso a isso antes. Deixo eles à vontade para conhecer o campus e ir às palestras que lhes interessam. Percebo que todos estão muito empolgados – comentou.

Mesmo morando e estudando longe, muitos alunos não se importaram com a distância. Luiza França Menezes, de 17 anos, do Colégio Alaor, de Petrópolis, pretende cursar Comunicação Social. Pela primeira vez na PUC, Luiza quis vivenciar a rotina universitária e assistir às palestras do curso de Cinema e de Jornalismo, no qual quer ingressar.

Beatriz Soares, de 17 anos, esteve na edição do PUC por Um Dia do ano passado, mas resolveu voltar. Aluna do Colégio Santa Terezinha, em São Gonçalo, participou das palestras de Direito e Psicologia. Ela relata que, desde a primeira visita, se encantou com o espaço ao ar livre. A jovem torce para que a próxima vez que retornar à Universidade seja como aluna da instituição.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro