Ivo Pitanguy recebe título de Professor Emérito da PUC-Rio
20/05/2015 16:43
Bárbara Baião / Foto: Pedro Myguel

Pitanguy ressaltou a parceria antiga que mantém com a Universidade, e que contribuiu para tornar a cirurgia plástica acessível a todos

Considerado um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, o professor Ivo Pitanguy, fundador do curso de especialização em Cirurgia Plástica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, recebeu no dia 19 de maio título de Professor Emérito e a medalha Cardeal Sebastião Leme. Durante a cerimônia, o Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S. J., destacou o fato de o médico ter recebido “um talento especial do criador” para ajudar resgatar a dignidade estética do homem. O encontro também marcou a recondução do diretor da Escola Médica, Roberto Lourenço, e do vice-Diretor, Walmir Coutinho.

Criada em 1953, a Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio estabeleceu um convênio com a Santa Casa de Misericórdia para que os alunos possam se aperfeiçoar nas áreas em que se especializaram. No discurso, Pitanguy ressaltou a parceria antiga que mantém com a Universidade, e que contribuiu para tornar a cirurgia plástica acessível a todos.

- São antigos e sólidos os laços que mantenho com essa instituição de ensino. Esse casamento, mesmo depois de meio século, permanece intacto. Sinto-me contente em saber que permanecemos todos nesse caminho. Nós estamos sempre procurando continuar com alegria no que começamos.

Ocupante da cadeira número 22 da Academia Brasileira de Letras, Pitanguy é autor de mais de 900 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Em 1981, o livro Aesthetic Surgery of Head and Body recebeu o prêmio de melhor obra científica na Feira Internacional do Livro de Frankfurt. Entre os títulos que obteve, podem ser destacados o de cidadão honorário do Rio de Janeiro e de integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura – Comissão Nacional da Unesco.e a nomeação para membro titular da Academia Nacional de Medicina.

A cerimônia também marcou mudanças nos cursos de especialização da Escola Médica. O professor Francesco Mazzarone tornou-se coordenador acadêmico da Cirurgia Plástica, em caráter interino, o professor Ricardo Chagas passa a coordenar o curso de Mastologia e professor Washington Bianchi assume a Reumatologia.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro